TPM

Quando li A Última Música, de Nicholas Sparks, achei muito engraçado um diálogo entre o pai da personagem Ronnie com o filho mais novo, Jonah. Os dois conversavam sobre o temperamento difícil de Ronnie e, num dado momento, o menino disse ao pai que a irmã estava com TPM. O pai, curioso, perguntou ao filho se ele sabia o que era TPM. Ele, com a maior convicção, respondeu que eram Todos os Problemas Misturados.
Todos nós passamos por algumas fases meio difíceis. Quando estou nessas fases em que parece que tudo dá errado, me lembro do menino do livro e digo “Estou com TPM!”

É impressionante como, às vezes, tudo resolve acontecer ao mesmo tempo: no meio do preparo do almoço o gás acaba, no meio do banho falta a energia elétrica, a empregada ficou doente e não pôde vir trabalhar, a professora do seu filho também precisou faltar e você não tem com quem deixá-lo para ir trabalhar, seu Cartão de Crédito está estourado e você não pode aproveitar a liquidação daquela loja que você adora e por aí vai.

O maior problema, no entanto, é quando você está desempregado, não tem dinheiro para pagar as contas do aluguel, da luz, do telefone, do plano de saúde, da água, da TV a cabo, da Internet, do Cartão de Crédito, etc. Aí você resolve ir a um Banco fazer um empréstimo, mas como conseguir o empréstimo se seu nome está no SPC e no SERASA, exatamente por atraso nos pagamentos das contas? Ó vida, ó céus! Você está num beco sem saída.

Se você é empresário e sua empresa anda mal e você deixa de pagar os tributos e os encargos sociais: ICMS, IRPJ, INSS, FGTS, PIS, COFINS, SIMPLES e sei lá mais que sigla, também a coisa se complica. Lá vai você conversar com o “seu” gerente e ele lhe diz que não pode aumentar o seu Capital de Giro porque você não cumpriu o contrato anterior. É a treva!

Também tem aquela situação em que você ficou todo animadinho com a redução do IPI e comprou o tão sonhado carro zero. Fez um plano de financiamento em 48 meses, mas, no 3º mês percebe que, ou você come ou alimenta o carro. Atrasa uma prestação, duas, três, aí a impiedosa da Financeira vem e toma seu lindo carrinho. Você ficou com a dívida e voltou a andar de ônibus. Ah, é triste!

Nós mulheres sofremos em dobro: temos TPM e TPM. A primeira é biológica, é aquela coisa terrível que nos acontece todos os meses antes de a menstruação chegar e nos transforma em bruxas. Tudo no corpo se altera: ficamos inchadas (principalmente os seios),  com o rosto cheio de espinhas, o intestino não funciona direito, temos insônia, enjoos, etc. O humor também modifica: ficamos deprimidas ou estressadas demais, com vontade de matar todo mundo que se aproxima. É bom não chegar perto quando temos um copo ou qualquer objeto nas mãos, você pode se tornar um alvo fácil. E o choro?! Ah, é ridículo ficar chorando à toa, sem motivo nenhum! É verdade, mulher com TPM é insuportável! Mas é claro que isso é involuntário, é o efeito avassalador dos hormônios (ou dos demônios).

Agora, a segunda modalidade de TPM, segundo o personagem do livro, ou seja, Todos os Problemas Misturados, pode vir associada ou não com a primeira. E quando vem, o perigo de estar próximo à mulher é ainda mais iminente. Portanto, o conselho é: mantenha distância. Principalmente se o namorado pisou na bola se atrasando para o encontro, ou o marido reclamou da comida, ou seja lá quem for que tenha feito ou falado algo que desagradou a ela.

De qualquer maneira, seja uma ou outra modalidade de TPM, vai passar. Tudo passa. O importante é ter paciência. Afinal depois das tempestades sempre haverá o brilho do sol.
 
Jorgenete Pereira Coelho
Enviado por Jorgenete Pereira Coelho em 19/10/2012
Código do texto: T3941373
Classificação de conteúdo: seguro