ABSURDA OBRIGAÇÃO DE VOTAR.
Existe algo pior para a dita e ficcional democracia(só existe na Suiça, democracia direta, por referendo e plebiscito) do que votar obrigado por lei?
Nada pior, votar, independente de regime de governo, é ato de escolha , LIVRE!!!!!
Se não tenho em quem votar por não representar minhas ideias não tenho que ir na cabina de votação.
O “caciquismo” político no Brasil, com raízes no coronelato, precisa do voto, OBRIGATÓRIO.
Por quê? Por ser comprado. Afaste-se a educação, mantenha-se a obrigatoriedade vinculada à desinformação e ao mercado de compra e venda, antigamente com dentaduras e assinaturas de receitas em farmácia, hoje com “dinheiro vivo”. Chore-se e lamente-se, mas é a verdade verdadeira, clara, hoje, com dinheiro empacotado destinado a esse fim, as vezes apreendido. Está nos jornais....
Há solução? Há.. decência na conduta para legislar, e mudar..., mas quando Maluf, condenado por lavagem de nosso dinheiro em Nova Iorque, e o promotor através da Interpol impediu seu trânsito em todo o mundo, e não mais pode sair do Brasil que será preso, e no Brasil compõe a Comissão de Reforma Política, sob a justificativa de “experiência”, e faz acordo com lideranças para prestigiar candidaturas em São Paulo, você vai esperar o quê desse estado de coisas?
Não será um mensalão condenatório episódico que mudará essa situação. E muitos falam que as classes ascenderam. Acho que saíram do nada para alguma coisa, como financiar e financiar, bens de consumo, abrir sem risco para os bancos, consignação com desconto em folha, colocando o sonho alcançável, mas com o comprometimento de necessidades fundamentais, e depois ficarem com dificuldades de pagar.
Só a educação porá fim nesse regime, a educação fundamental ao menos, mas educação real, sem aprovar analfabetos, funcionais ou não, mas analfabetos.
O voto livre, assim, será consciente e direcionado, como nas nações com discernimento cidadão.
O Brasil melhorou com a estabilização da moeda e o impulso da iniciativa privada, e só, apesar de gigantescamente roubado, com educação o passo seria imensamente melhor, afastaria a cooptação e a captação da vontade, como no voto obrigatório.