MONTAIGNE. NOVO CAMINHO.

É impossível retroceder de onde partimos na caminhada do conhecimento.

É impossível retomar o caminho eletivo do ponto de partida.

Não se torna possível rever a exteriorização da vontade nas exterioridades que o ato volitivo modificou. É tudo passado...

A estrada alcança pontos mais altos onde se respira mais entendimento e pode se perder em desvios que não ultrapassam a planície. E corremos o risco de cair em abismos se vizinhos os baixos valores encorpados na mentira, mãe de todos os males.

A felicidade, bem relativo imaterial, não se presta a favorecer desejos permanentes. Nem a riqueza material e muito menos dons dos privilegiados trazem a plenitude do entendimento que desemboca na compreensão do que somos e do trânsito planetário que vivemos.

A festa da vida, sem pessimismos, mas na inconfundível realidade presente, acaba em lágrimas.

Há uma certeza única que carece de mínima percepção, somos um ciclo de matéria, e ela se transforma. Existem outras formas que permanecem...

O alerta de Montaigne diz bem da inexorabilidade.

" Tantos milhares de criaturas enterradas antes de nós nos encorajam a não temer ir fazer-lhes companhia no outro mundo. "

Por isso, ainda que impossível retroceder, nunca é tarde no sentido de percorrer um novo caminho.....e sermos melhores do que fomos antes...

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 17/10/2012
Reeditado em 17/10/2012
Código do texto: T3937231
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.