AVIAÇÃO

Imagine-se por três horas e quarenta minutos, dentro de uma câmara hermeticamente fechada, sentado numa cadeira, numa área de 45x60cm, sem apoio para os braços, cujo encosto só reclina até trinta graus.

Imaginou?

Agora multiplique por 187 e você estará desfrutando a maravilhosa experiência de voar num Boeing 737-800 da Cia. GOL Linhas Aéreas, entre os aeroportos Governador Franco Montoro em Guarulhos-SP e Pinto Martins em Fortaleza-CE, num voo direto, suave, em céu de brigadeiro, onde sua preocupação será a de arranjar um meio de fazer movimentos para evitar a trombose que ameaça os membros adormecidos e aliviar a dor na coluna desde a cervical até a coccígea, na salutar disputa com o passageiro ao seu lado, por um espaço onde apoiar o cotovelo, no exíguo apoio entre as cadeiras.

Se calhar de sentir aquele desejo de comer algo, você pode se deliciar com um sanduiche misto quente (que lhe é servido frio e com o pão umedecido) e refrigerante enlatado (em temperatura ambiente), servido sobre a mesinha basculhante que preencherá o espaço entre você e o encosto da cadeira em sua frente, desde que você tenha dinheiro trocado, porque a bodega aérea não dispõe de trôco.

Tudo isso por apenas R$ 810,00 (ida e volta) em voo noturno que, invariavelmente, sai com atraso.

Infelizmente isso não é ficção. Aconteceu comigo e meus cento e oitenta e seis colegas de infortúnio nos voos de números 1790 (Guarulhos/Fortaleza) no dia 11.10.12 e o voo 1707 (Fortaleza/Guarulhos) no dia 14.10.12

Para ajudar a passar o tempo, sem som ou televisão, apenas a revista de bordo ou o cartão com as instruções de procedimento em caso de emergência.

Se houver a necessidade de usar o sanitário e estiver sentado junto à janela, as duas pessoas entre você e o corredor, terão que levantar e sair para você poder passar.

Diante desse absurdo com o consumidor dos serviços aéreos nesse Brasilzão de dimensões continentais, ficamos a pensar:

- Afinal, para que serve a ANAC?

- Os engenheiros aeronáuticos não deviam conhecer os princípios de ergometria?

- Até quando os hipócritas dos Direitos Humanos permanecerão de plantão nas portas dos presídios dando assistência a população carcerária, para que sobre um tempo para reclamar sobre essas condições anti-humanas de prestação de serviço? Ou isso não faz parte das suas atribuições?

- Considerando que isso acontece também na Web Jet e Tam, até quando haverá reserva de mercado para as empresas nacionais cujo único objetivo é o lucro?

Considerando a população brasileira em cento e oitenta e sete milhões de possíveis usuários, não é difícil imaginar como tudo isso seria diferente se houvesse a concorrência com as empresas internacionais.

Possivelmente ocorreria o mesmo fenômeno que deu a reviravolta nas comunicações telefônicas depois da privatização.