Voto Obrigatório.

Há uma polêmica sobre a obrigatoriedade do voto ou se ele deveria ser facultativo. Com certeza facultar o voto em eleições brasileiras a pessoas esclarecidas e interessadas seria de grande valia para o resgate da decência na política nacional. Porém infelizmente nosso país não possui cultura política suficiente para isto.

O eleitor brasileiro desconhece as ideologias partidárias (se é que as temos) da política brasileira e se atêm apenas na figura do candidato, como se este fosse o salvador da pátria, seja no âmbito municipal, estadual ou federal. Isto por ser obrigatório, por que se não o fosse, com certeza a maioria esmagadora não tomaria conhecimento algum dos candidatos concorrentes aos governos brasileiros e a eleição ficaria apenas nas mãos dos que de alguma forma seriam beneficiados por este ou aquele candidato (a).

A compra de votos hoje absurda seria deveras fortalecida favorecendo os candidatos mais abastados, bem como a corrupção para angariar caixa para este comércio horrendo.

Há de ser possível facultar o voto no Brasil, mas para isto seriam necessárias algumas décadas de educação política e patriotismo, lógico que para isto seria também imprescindível à educação básica que inexiste em boa parte da população brasileira.

Em suma, há um paradigma: Votamos mal por falta de cultura e os candidatos eleitos nada fazem para melhorar esta situação, pois só assim podem garantir a reeleição.