A birra da criança
Do ponto de vista pedagógico, considerando-se aqui uma abordagem científica – eu diria que ralhar com a criança é o ideal. Primeiro, porque a criança ser mimada pelos pais, pode lhe trazer muito mais malefícios do que benefícios. Em geral, as mulheres gostam de mimar seus filhos. Mimam muito mais porque os 'produziram'– o desejo de ter filhos é geralmente oriundo das mulheres – e com isso, só lhes ensinam de que só podem 'amar'. Ou seja: se a criança quer porque quer algo, a mãe não consegue brigar com a mesma. A mão não sabe, ou não quer saber, que aquela insistência da criança é artigo do egoísmo; e é justamente a mãe que lhe pôr limite, que vai está agindo corretamente.
Mas, para que a mãe faça isso, isto é, aja de maneira a frear a criança, ela deverá ser enérgica, isto é, deverá ser capaz de usar sua agressividade de maneira a impor sua autoridade. E, isso não se faz, simplesmente com uma boa oratória. A criança não nasceu para escutar as palavras convincentes do adulto. Ela é mais esperta que nós: e, já percebeu que numa situação de birra é ela que está no comando. Ou seja: é a criança que acredita que sua vontade impera. Significa que, ou lhe damos o tal do chocolate que ela quer, ou então ela chora. Ela não vai chorar de peninha da gente; não, ela vai gritar aos berros. Ou seja: ela nos está ameaçando de maneira bem direta. E aí, quem se frusta, são justamente os pais, que não sabem como agir.
Não tem saída. O certo é brigar com a criança. Hoje, se você encosta a mão numa criança, vêm Deus e o mundo – dos intrometidos – diga-se de passagem, importunar-nos com o assunto. É o mundo das pessoas que acham que sabem educar – assistem programas de TV pra aprender como se educa uma criança. O moço da roça não precisou de estudo para saber, que cavalo xucro só se adestra com peia. Mas, a bobagem do urbanos, é que são tão urbanos, que acham que bater numa criança é coisa de outro mundo. É por isso que as crianças estão aprontando. Porque os pais, usam sua agressividade para criticar o trânsito; mas, quando é pra agirem de maneira apropriada, ficam perdidos!