Aprenda a aceitar elogios.

A difícil arte de elogiar. Já notou como é difícil elogiar algumas pessoas, pois elas simplesmente não gostam de receber elogios. Tenho que admitir que essa é um mania mais feminina que masculina. Quando você diz: Nossa que roupa bonita ou o seu cabelo está tão sedoso. Logo a pessoa responde que a roupa é velha, que foi comprada na feira ou que o cabelo está sujo.

Como se estes fatores retirassem a beleza do objeto ou da pessoa. Às vezes as pessoas colocam tantos defeitos, tantas objeções que dá vontade de retirar o elogio e dizer: Tudo bem concordo contigo, realmente está feio. Eu me rendo. Elogio é de graça, não se paga nada para receber, pelo contrário se ganha. Inclusive o elogio, não exige retribuição.

Tenho uma amiga que gosta de elogiar as pessoas. Essa é a sua forma pessoal de dizer que ama. Reparar no que as pessoas têm de melhor. Confesso que tem dias que ela tem muito trabalho para achar algo de positivo, para que possa elogiar.

O elogio deve ser acolhido e não deve se desperdiçado. Já que hoje em dia é um artigo raro. Nem de brincadeira ou para fazer charme devemos desperdiçar um elogio, mesmo que desconfiemos que era só por obrigação. A melhor forma de aceitar um elogio é dizer obrigado.

Ficar em silencio não é agradecer é deixar passar a chance. Porém os melhores elogios são aqueles que recebemos de nos mesmos. Alguns dias do ano eu olho no espelho e sou capaz de me elogiar sinceramente. Nesses dias eu afofo os cabelos com as pontas dos dedos sorrio com o canto da boca e digo: Eu estou realmente bem. Nada como a sensação de dever cumprido.

Débora Ramos
Enviado por Débora Ramos em 11/10/2012
Código do texto: T3926683
Classificação de conteúdo: seguro