FRAUDE DO PENSAMENTO..

O capitalismo é, segundo o notável historiador John Keneth Galbraith , o melhor dos sistemas, à exceção de qualquer outro. Li faz algum tempo, manchete que me instigou, de primeira página de “O Globo” alusiva a Delfim Neto: “Lula salvou o capitalismo”.

Fui ver as razões da afirmação. Depois de muito responder sobre a crise, sob várias indagações, perguntado. Mas o senhor considera legítimas as críticas de Lula à Vale( Cia. Vale do Rio Doce), uma empresa que foi estatizada? Respondeu o “Consultor” do Presidente: “Legítima é uma expressão complicada. O Lula tem virtudes e desvirtudes. Ele mudou o Brasil de forma importante, de forma a salvar o capitalismo.

ISSO É ALÉM DE ÓTIMO....SALVAR O CAPITALISMO, MESSIÂNICO...

" O capitalismo é um processo de competição feroz, é uma corrida.” Respondeu o óbvio...o bruxo de coisa nenhuma...

AGORA VEM O SOFISMA, AFIRMO EU: Disse o economista: " o quê se exige numa corrida? Pelo menos que o ponto de partida seja o mesmo e que as pessoas tenham duas pernas. Uma igualdade de oportunidades (AGORA O ABSURDO) para que o sujeito que foi produzido na suíte nupcial do Waldorf Astória e para o que foi produzido debaixo do lampião.”

Imaginem-se os padrões, que comparação infeliz.....só sendo consultor de autoridades que “ajudam a salvar o capitalismo” chega-se a tanto.

O ponto de partida é o mesmo? Produzido em pontos absolutamente antagônicos? Qual a igualdade existente? Só se forem as duas pernas...não se sabe também em quais condições estariam (verbo no condicional), nascituros diversamente alimentados, sequelados se até três anos de idade não tiverem suficiente ingestão de proteínas, como sabe qualquer juiz de menores.

E remata dizendo que a “crença na sociedade que se encaminha para uma igualdade de fato vem acontecendo, com melhor distribuição de renda. Isso é fundamental para salvar o capitalismo”. OU PARA ALIMENTAR O POPULISMO PERMANENTE.....?

As bolsas assistencialistas são uma necessidade( aplacar a fome, impõe-se) e se legitimam na proporção em que não buscam votos ( E O DIRECIONAMENTO, QUALQUER INFORMADO SABE, É A CAPTAÇÃO DE VOTO) , mas não bastam para salvar nenhuma ação de política de mercado, sendo verdadeiro que elas fazem circular mais a economia onde não existia ou existia pouca moeda e da moeda vive o capitalismo, porém, o que é indispensável, é por freio na ganância que gera lucro desproporcional e corrupção, este o grande móvel da crise.

A CORRUPÇÃO QUE SE DENOTAVA E AGORA ÀS ESCÂNCARAS DEMONSTRADA, É UMA PEQUENÍSSIMA PARTE PARA QUEM CONHECE SUA EXTENSÃO.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 10/10/2012
Reeditado em 10/10/2012
Código do texto: T3925999
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.