O Lugar que ocupamos

O que mais importa na vida é o lugar que ocupamos. Parece que tudo se resume a isso. Não falar de qualquer jeito com as pessoas; saber tratá-las bem; não ser irônico fora de ora! Não ser sério a todo instante. Saber ouvir e entender as pessoas. Escutá-las de maneira moderada. Não dá atenção à assuntos muito íntimos; não virar o rosto quando a pessoa estiver falando da morte de um ente querido.

O jeito certo de viver, que é o jeito apropriado em cada situação, supera os costumes sociais e as regras de etiqueta. A auto-ajuda tenta auxiliar mas não consegue determinar a forma certa de fazermos as coisas. Um telefone que não se retorna; uma ligação encerrada abruptamente para não falar com alguém; uma falta de gentileza ao oferecer à cadeira numa mesa de bar; uma falta de gentileza no aperto de mão.

Uma falta de gentileza em dizer 'tchau'. Há uma série de maneiras inapropriadas que devem ser superadas. No meu mundo, o mundo em que a gentileza é mais que frescura, ou mais que artigo da 'gente culta', vejo a necessidade de tratarmos bem as pessoas. Não é se fazendo de coitadinho; ou fingindo gostar dos outros. Não é valorizando somente quem é da 'nossa turma'; até porque o preconceito é instituído por quem cria um círculo para fazer parte dele. Os seja: seleciona-se as 'pessoas certas'. Isso não é adequado. Isso é ruim.

O jeito gentil de tratar bem todos; sejam pessoas simples; sejam pessoas ricas; sejam crianças; sejam adolescentes; é sempre o lugar da empatia. O lugar, de se colocar no lugar do outro. Não de maneira boba e intelectualizada como dizem alguns antropólogos. Mas de maneira apropriada, no sentido de sentir realmente o que o outro diz. O que vem do Outro tem sempre um peso. Somos nós que devemos saber receber o que vem de lá. Não adianta resistir. Não adianta impedir. Não adianta pedir. Não adianta omitir. A coragem verdadeira está em quem, consegue, falando com o Outro, reconhecer a fala deste Outro. Quem se circunda no próprio umbigo, fica eternamente dependente. Fica bobo. Fica baixo. Fica feio.

arrab xela
Enviado por arrab xela em 09/10/2012
Reeditado em 09/10/2012
Código do texto: T3923698
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.