A INTELIGÊNCIA.

Por que a inteligência é traidora, nos deixa solitário nas procuras necessárias, as mais vitais.

Não existe eco nas respostas, elas não se concretizam no que há de máxima importância. Pensamos e a nada de fundamental chegamos.

Não explicamos a vida nem o pensamento, o que há de mais importante em existir. Se não explicamos a vida, muito menos a morte, desconhecida enquanto vivemos.

Mera tentativa explicativa já é ousadia, o desconhecimento assim atesta e ratifica a frustração.

Seria a chave do grande segredo da inteligência, desígnios vedados pela origem “de onde viemos”.

Entendemos sem compreender. O destino é irmão do tempo....

O grande mestre, o tempo, soberano, divisor de chegadas e partidas de toda ordem.

A inteligência dá o verdadeiro sentido de nossa fragilidade, incorporada por uma dotação ao mesmo tempo grandiosa e restrita.

Nada há de mais relevante que a máxima expressão da inteligência, o ato de vontade. Cenáculo principal da vida, seu invólucro maior; a escolha.

Por ela transitamos e seguimos em uma certeza, o decurso do tempo e o caminho percorrido.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 08/10/2012
Reeditado em 23/11/2012
Código do texto: T3922969
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.