DOMINANDO A CÓLERA E AS EMOÇÕES EM PROL DO SUCESSO

Platão, há milênios atrás estabeleceu uma correlação interessantíssima: Nos dizia o filósofo que nossas emoções/paixões eram como cavalos selvagens, sem destino e mira e que o homem sábio, para dirigir e governar sua vida deveria colocar-se na posição de diretor da carruagem. Precisaria através de um profundo esforço interior assumir as rédias dos cavalos, guiando-os segundo seu destino almejado.

É fato que o homem que se deixa levar pelas emoções será arrastado por elas...

Espontaneidade de mais, assim como a impulsividade faz vir a tona sempre a primeira bobagem que vem na cabeça. Acalmar-se, aquietar-se, pensar e refletir sempre antes de agir para que a ação seja tomada de forma reta e acertiva é sempre o correto a se fazer. Mas como dominar a cólera em momentos tão emocionais?

A chave para esta resposta vai além das porteiras da emoção passando diretamente para o campo do auto conhecimento. Faz-se necessário conhecer-se profundamente, saber nossos pontos fortes e fracos, nossos gatilhos que uma vez tocados podem liberar a fúria e a perda do controle. Uma vez cientes de nossas deficiências, a postura ideal seria primeiramente evita-los. Existe um verso bíblico que diz: "Coitado do homem que confia no homem." Ao contrário do que se possa supor este versículo não se refere necessariamente ao outro mais também a si mesmo. Na maioria dos casos, o homem peca por falta de zelo consigo mesmo, expõe-se a situações de risco desnessárias por confiar de mais em numa psceudo soberania sobre sua personalidade.

No que se refere as nossas reações no campo emocional, é preciso saber que nada é tão previsível e controlado quanto se pensa. Muitas vezes, principalmente quando não nos colocamos em uma posição de constante alerta na vida re agiremos de forma meramente automática, e o automatismo emocional ou espontaneidade, ou a impulsividade, pode gerar reações catastróficas e pôr rapidamente todo um palácio de conquistas abaixo.

Sendo assim, o segundo ponto chave para o controle da cólera seria adotar uma posição de vigilância emocional diante de todos os fatos e acontecimentos da vida. Até mesmo a nossos pensamentos deveríamos adotar ser vigilantes. A mente é, sem sobra de dúvidas um campo fértil e desconhecido, frágil, sujeito a ações e interferências de todo o tipo. Captamos imperceptivelmente todo o contexto que nos cerca através do subconsciente. Quantas vezes nos pegamos em pensamentos ilógicos, que não nos parecem ser nossos e mais, que desconhecemos a origem? Não se identificou? Quem nunca sentiu uma vontade súbita e espontânea de tomar coca cola, de adquirir um bem específico, ou ainda sentiu-se deprimido ou eufórico aparentemente sem muita explicação... Pois bem, a mente humana é bombardeada o tempo inteiro de informações, anúncios publicitários, músicas, formas de artes capazes de suscitar diferentes ideias, pensamentos e emoções, sem que necessariamente estas sejam nossas.

Para fugir dessas armadilhas da psiquê a terceira coisa importantíssima a se fazer seria adotar um sistema de constante reavaliação sobre nossos sentimentos e pensamentos. Deveríamos nos perguntar sempre e sempre: " Esta emoção realmente é minha? Por que estou me sentindo assim? De onde vem este sentimento? Qual a origem desse pensamento? Por que estou adotando esta percepção?" E quando a resposta for negativa, ou seja, assim que identificarmos que estamos com uma emoção ou pensamento que nos pertença, a postura correta é o afastar por completo aquilo que não é nosso de nós.

Quem nunca acordou de mal humor sem muita explicação, ou ainda, com alguma explicação, mas com um dia inteiro pela frente necessitando de energia e disposição para aproveita-lo? Através de uma reavaliação matinal este sentimento deve ser identificado, isolado, posto de lado e expurgado por completo. A primeira coisa que se deveria pensar numa situação dessas é : "Eu não sou uma pessoa mal humorada, eu estou mal humorada, ou melhor estava porque este sentimento não pertence mais a mim. Se foi junto ao vento para nunca mais voltar. Agora estou livre para começar meu dia bem, e ter um excelente aproveitamento dele!"

Precisamos estabelecer mantras mentais para nós mesmos. Estabelecer sistemas de controle para nossos gatilhos. Imaginem só o estrago que uma pessoa com mal humor é capaz de fazer ao seu dia e ao dia dos outros!

Sujeitar-se as oscilações emocionais e vincular-se ao fracasso!

Gandhi já dizia:

"Tenha sempre bons pensamentos porque os seus pensamentos se transformam em suas palavras

Tenha boas palavras

porque as suas palavras se transformam em suas ações

Tenha boas ações

porque as suas ações se transformam em seus hábitos.

Tenha bons hábitos

porque os seus hábitos se transformam em seus valores

Tenha bons valores

porque os seu valores se transformam no seu próprio destino."

Clarice Ferreira

www.penadeprata.blogspot.com.br