AS FILHAS DE MARIA
Foto antiga em preto e branco, tem para minha alma o formato de um túnel do tempo. Sempre me traz lágrimas aos olhos. Por vezes de saudade alegre, outras de saudade triste.
Essa que ilustra o texto, me fez viajar para um tempo, de um pouco mais de cinco décadas.
Em minha vila de infância, as "filhas de Maria", detinham um título de suma respeitabilidade. Era difícil a moça que não almejasse ser uma delas.
Penso, que pouco tinha com vocação. E sim, com pertencer ao grupo de moças mais destacado da comunidade.
Haviam procissões, destinadas especialmente a elas, como essa que se vê na foto.
Lembro-me, que vê-las passar pelas ruas de nossa vila, todas de branco, com veú na cabeça e luvas nas mãos, entoando hinos religiosos melodiosos, me deixava fascinada.
Dessa época, guardo trechos como de uma fita de filme que foi picotada pela tesoura do tempo, algumas cenas, me vem à memória, com muita nitidez, outras no entanto busco, forço, mas nada vejo.
Mas, as cenas das "filhas de Maria", caminhando pelas ruas empoeiradas do nosso vilarejo, ah, essa, nem do retrato preciso pra recordar. Basta acessar as lembranças, e as revejo, contritas, dentro dos seus uniformes alvos como algodão, num constraste com a terra marrom dos caminhos que percorriam. Todas elas, levando um terço nas mãos, e nos lábios a cantar a fé que lhes ia no coração.
Retrato de um tempo, que parece que pertenceu a séculos passados.
(foto da vila de minha infância)