Voto obrigatório, por quê?

Eleição!

Falta uma semana pra acabar a palhaçada e não tenho a mínima idéia em quem vou votar. Acho que vou anular meu voto.

Eu sei que estou errado, que não é agindo assim que vamos consertar as coisas, mas do pouco que vi, ninguém me convenceu.

Não é implicância não, até gostaria de ter me identificado com alguém, mas só o que vejo são candidatos despreparados, interessadas apenas em ajeitar suas vidas, sem propostas concretas. Pessoas sem ideais, tentando arranjar ou manter a "teta". Dos que se dizem experientes, os que tentam manter a "teta", acho que muitos deles se saírem da política não sabem nem o que fazer aqui fora.

Não nego que eu também não dei muita atenção dessa vez, talvez minha falta de fé na política tenha me cegado um pouco. Pode haver alguém nesse meio que mereça meu voto, mas de qualquer forma não o encontrei. Dessa vez não me sinto preparado pra escolher ninguém e acho mesmo melhor não escolher do que acabar escolhendo errado. A questão então é: Por que eu tenho que ir votar?

Acho que deveria ser uma escolha minha participar ou não, o voto não deveria ser obrigatório. Eu sei que muitos estão na mesmo situação que eu. Outros, o que é ainda pior, mal escolheram seus candidatos, vão votar porque alguém próximo pediu, pra ajudar alguém ou coisa assim, já que tem que votar mesmo. A não obrigatoriedade diminuiria muito isso, acho até que a prática da venda do voto seria com isso um pouco mais coibida, já que nem a garantia do eleitor comparecer o político teria. Acho que até a forma que são feitas as campanhas mudariam, pois seriam feitas para um publico mais exigente, realmente interessado. Teriam que dar mais ênfases às propostas e bem menos a essa propaganda imbecil de cartazes e musiquinhas que não ajudam em nada. O político teria que tentar realmente nos convencer, caso contrário nem teríamos que sair de casa. Acabaria com aquela panfletagem de última hora de boca de urna, não faria sentido, pois quem fosse votar com certeza já teria escolhido bem seus candidatos.

Sei que se isso viesse acontecer, provavelmente nas primeiras eleições a abstenção serie enorme, mas acho que com o tempo as pessoas iriam aos poucos vendo a verdadeira necessidade da participação. Dessa vez não mais por obrigação, mas de uma forma bem mais responsável e consciente.