Estamos viranda palhaços?
Não posso admitir que o futebol Tupiniquim tão badalado no passado chegasse ao vexame que chegou, pela falta de planejamento, pela politicagem e pela falta de ‘estrelas’ que ajudem a dar ênfase à seleção canarinho.
O episódio de ontem à noite foi a ‘pá de cal’ para escancarar a incompetência de nossos dirigentes. Essas e outras é que têm contribuído para que estejamos no pior ranking da história mundial, ou seja, em 14º lugar; situação em que nunca estivemos antes.
Fiquei estarrecido com o cancelamento do jogo de ontem, em Resistência, na Argentina, porque jamais imaginei que duas seleções tão conhecidas mundialmente pudessem servir a chacotas e a piadas pitorescas que beiram ao constrangimento e à degradação de nossa competência como mentores do decadente futebol canarinho.
Se houvessem dirigentes sérios e preocupados com o futuro da seleção canarinho em face de sermos os futuros anfitriões da Copa do Mundo, não se aceitaria, tão levianamente, que se marcassem dois amistosos nas condições em que foram estabelecidas, ou seja, com jogadores que só atuam nos dois países e em locais tão distantes da realidade profissional dos atletas convocados, especialmente no jogo de ida que deveria ser realizado num local sem estrutura para receber duas seleções da envergadura de Brasil e Argentina.
Hoje, com os recursos técnicos que existem em termos de iluminação dos estádios, não é possível entender como foi que aqueles refletores do estádio argentino não acenderam como deveriam. Será que não foram testados antes? Será que não havia um plano B, para o caso de faltar energia nas dependências do estádio? Ou foi algo feito por alguém que não queria a realização desse jogo e assim executou um boicote? Não é difícil de que tenha ocorrido esta última hipótese.
Curioso que hoje, no Brasil, não observamos nenhuma notícia nos sites de boa circulação. Parece que acordamos de um pesadelo e não temos nenhuma vontade de recordar o que aconteceu ontem à noite.
Tudo isso serve de reflexão para que nosso futebol ainda não figure como mais decadente do que já está, tanto que o Mano Menezes tem de convocar atletas veteranos que não atuam há muito tempo, como foi o caso de Ronaldinho Gaúcho, recentemente, e de Kaká, atualmente. Será que não há confiabilidade nos atletas que estão atuando? Como poderia haver se o Mano Menezes continua a encher nosso meio campo de volantes?
Enfim, não podemos caros amigos do futebol, diante desse quadro tão desagradável, vislumbrar uma Copa do Mundo no Brasil coroada de sucesso, seja no que diz respeito à organização, seja no que tange à formação de um time competitivo e de confiabilidade diante dos torcedores.
Como nós brasileiros somos eternos detentores de esperança e de fé, sempre temos uma pontinha de otimismo e por isso não desistimos de acreditar no Brasil, mas, convenhamos, a luzinha no final do túnel está tão fraca que precisaremos de muito entusiasmo para superar essas dificuldades já que estamos bem próximos do ano de 2014.