EURECA
Os especialistas que analisam o Bullying geralmente só vêem o lado dos agressores. Primeiro, tornam os agressores criminosos que, muitas vezes, precisam ser corrigidos e não simplesmente rotulados. O estranho é que na sociedade atual existe uma tendência de culpabilizar tudo e todos. É como se todos nós já fôssemos criminosos em potencial. Basta irmos lá nos manuais da conduta humana – as leis impostas pelos advogados e psiquiatras – e encontrarmos nosso destino.
O menino pula demais na sala – vamos lá no manual das condutas 'corretas' – e encontramos: 'Hiperatividade. Trata-se de uma disfunção localizada no lóbo frontal, que afeta principalmente meninos nessa faixa etária. Favor comprar Ritalina e lhe dá uma vez ao dia, sempre antes da criança ir à escola'.
Se o filho da vizinha apelida a colega de 'gordinha', vem a força da lei menor – Conselho Tutelar – e lhe impõe: 'seu filho está cometendo bullying contra uma colega de sala. Recebemos a denúncia e viemos averiguar. Levaremos seu filho ao Departamento do Conselho para fazermos um 'termo de ajuste de conduta'.
Não sei o que é pior: se é cair nas armadilhas da ditadura, se é vivermos neste mundo enlouquecido ou se é voltar pra Idade Média.
Se antes eram os padres, agora são os advogados e psiquiatras!