Chef de cuisine – dessert

Ela ajeita o avental ao redor da cintura dispõe as ferramentas de trabalho e na grande bancada já estão as frutas; umas abertas ao meio, outras cortadas em cubos, outras laminadas. Começa a montar os finos pratos de sobremesa que adoçarão paladares, alegrarão olhos e despertarão paixões.

Primeiro prato:

Dispõe as lâminas de kiwi e pra adoça-los vai polvilhando um fino açúcar rosa e... lembra do filho que tirou a melhor nota da feira de ciências. O kiwi desapareceu sob uma avalanche de açúcar, enquanto seu sorriso de orgulho fixa no rosto. A próxima camada de um delicado creme deverá cobrir os kiwis açucarados... meu Deus, o que é isto? Joga, rápida, no lixo aquela começo de sobremesa. Recomeça.

Sobremesa aprovada e elogios mil.

Segundo prato:

Forra o fundo de um largo pirex com um creme doce, temperado com uma pitada de gengibre, começa a dispor as fatias de pera levemente amolecidas numa calda quentíssima de Grand Marnier. Põe por cima delas uma farofa de castanhas e avelãs e sua mente voa pra o marido que repousa de um recente AVC. A farofa já ultrapassou a barreira do pirex e derrama pela bancada. Para a tempo o devaneio e cuidadosamente retira o excesso com uma colher grande. Não está perdido o serviço e recomeça com outras frutas cozidas que comporão o prato. Elogios lhe consolam a alma.

Terceiro prato:

Numa travessa põe um delicado purê de morangos frescos e geléia de morango. Maçãs fatiadas são acomodadas nesse forro e ela despeja devagar um creme de chocolate com menta, só o suficiente pra cobrir e umedecer as frutas. As bananas carameladas em fatias longitudinais são dispostas e ela pega a de novo a calda de chocolate... lembra que seu filho caçula foi chamado à diretoria por mal comportamento. Ele está reincidindo e não atende ninguém. Essa não é a primeira vez este ano e ... desolada percebe um a mancha marrom escuro na sua saia que a traz de volta á realidade. O creme transbordou e escorre pela bancada. Depressa ela pega os panos pra limpar aquilo e se irrita pela sua total desconcentração desse dia. Um creme daqueles com chocolate importado derramando no chão. Frutas carameladas que serão jogadas fora. Tira com gestos bruscos o avental.

Decide que não pode mais continuar hoje do jeito que está. Chama a assistente e deixa com ela as sobremesas do dia. Pega sua sacola e põe dentro a sobremesa que iria pra o lixo. Em casa, vai acertar as contas com seu caçula, mas terá o consolo de um doce delicioso pra tirar o amargo que isso lhe traz. A tarde visitará o marido no hospital em recuperação.

Seus dias tem sido amargos desde que ele adoeceu. Resolve que precisa de uma folga. Falará com a dona do restaurante, antes que ela ponha sal ou pimenta num prato de sobremesa.