ESTÂNCIA DE ATIBAIA
Encarapitada sobre a colina, Atibaia se mostra como cidade organizada aos que têm a ventura de conhecê-la.
O passeio por suas ruas calçadas e limpas é muito agradável combinando em tudo com a urbanidade de seus moradores.
O teleférico nos proporciona a vista geral da cidade, nessa época do ano, sofrendo as consequências dos muitos dias sem chuvas, revelando todo flagelo da estiagem prolongada, tão comum aos meus olhos nordestinos.
A localização de Atibaia prejudica a expansão do comércio porque a pequena cidade está a menos de uma hora de São Paulo/Capital, mas é notável o número de salões de beleza e o de consultórios odontológicos.
No pequeno mercado público, na feira dos domingos, pode ser encontrada enorme variedade de hortaliças produzidas pelos agricultores do entorno.
As igrejas de S. João Batista (matriz) e a de N. S. do Rosário dos Homens Pretos são duas preciosidades em matéria de arte sacra onde se destacam os vitrais.
Nossa visita coincidiu com a realização da Festa das Flores e do Morango de Atibaia no parque municipal Edmundo Zanoni, um espetáculo de beleza, aromas e sabores incapazes de serem traduzidos em palavras.
Destaque para as novas variedades de rosas na cor vinho e os girassóis com pétalas amarelo vivo e miolo marrom, batizados com o nome Van Gogh em homenagem ao pintor holandês mundialmente conhecido por suas obras de cores vibrantes.
Dentro desse parque o museu de História Natural, aberto à visitação durante o evento, com seu belíssimo e variado acervo onde constam espécies animais da fauna atual taxidermizadas, peças anatômicas e embriões, principalmente de mamíferos e anfíbios, conservadas em meio líquido.
Há também fósseis da paleofauna, paleoflora nacionais (como Ictiólito da Serra do Araripe/CE) e réplicas de fósseis pertencentes ao acervo de outros museus como o do dente do tubarão Carcharondon megalodon que aterrorizou os mares cerca de 1,5 milhões de anos AP (Antes do Presente) e do dente do inofensivo mamute que serviu de alimento aos humanos primitivos cuja espécie está extinta a mais ou menos 12 mil anos AP.
No centro da cidade, instalado num casarão oitocentista que foi construído para ser a antiga Câmara Municipal e a Cadeia Pública (interessante notar que desde sempre, é muito tênue a linha divisória entre os políticos e criminosos) funciona o museu João Batista Conti*, muito bem administrado pelo pessoal encarregado e que chama a atenção dos visitantes pelo seu acervo, que resgata a memória dos tropeiros com os móveis máquinas e utensílios usados na época, expõe também fotos, moedas, documentos, livros, instrumentos musicais, peças de vestuário, ressalta a religiosidade do povo em geral, e de modo particular, de todos aqueles que contribuíram para a formação dessa bela e acolhedora cidade.
* João Batista Conti foi um dos filhos mais ilustres de Atibaia, poeta, escritor, professor...