As mentiras que os homens contam

Admito que comprei o livro As mentiras que os homens contam por conta do titulo, da capa verde limão e claro por conta da fama do autor Luís Fernando Veríssimo.

Andei com o livro durante 12 horas e percebi que o autor é antes de tudo um homem do marketing, pois fui perguntada nove vezes sobre o livro. Algumas pessoas diziam que já haviam lido, outras queriam ler, mas todos queriam saber quais são as mentiras que os homens contam.

Muito me admira um homem escrevendo um livro com esse nome. Tudo bem, um homem sabe as mentiras que conta, mas só uma mulher que já ouviu suas mentiras milhões e milhões de vezes de vários homens diferentes, é que pode discorrer com autonomia sobre o assunto.

O livro é bom, mas discordei da ideia do autor, já na primeira linha da introdução quando ele diz: Nós nunca mentimos. Quando mentimos, é para o bem de vocês. QUER MENTIRA MAIOR QUE ESSA? Minto para o seu próprio bem. Quando um homem mente não é pelo bem de nenhuma mulher, é pelo bem dele mesmo. Um homem mente para evitar a briga, para poupar os ouvidos das reclamações, para tirar o seu da reta.

Será que sou a única mulher que prefere a verdade que fere, que a mentira que afaga? Não existe mentira pequena ou mentira grande. Todas são mentiras, mas a menos aceitável aquela que faria até a mais calma das mulheres aramar um barraco é: Você é a mulher da minha vida ou você é a melhor coisa que me aconteceu. Percebi isso olhando os comentários da comunidade do livro no Orkut.

Sei que olhei só a primeira página dos comentários, mas foi o suficiente quando percebi que todas falavam sobre o mesmo assunto, só mudava o complemento. Tudo bem tem casos em que esse comentário é verdadeiro, mas não são só palavras que vão afirmar isso. A atitude é fundamental.

Por que essa mentira irrita tanto? A resposta é obvia é por que não é verdade ou não foi verdade por tempo suficiente. Sei que muitos homens falam aquilo que acham que as mulheres querem ouvir, mas isso não funciona sempre. Antes não dizer nada, mil vezes o silêncio. O que mais doí em saber de uma mentira é pensar que ela poderia ter sido verdade, mas não é.

Débora Ramos
Enviado por Débora Ramos em 04/10/2012
Código do texto: T3915171
Classificação de conteúdo: seguro