Sobre líderes e liderados.

Quero fazer as honras a todos os lideres que se encontram sobre minha vida, pois se não fossem muitos deles não teria desenvolvido um senso critico e fadigado sobre muitas coisas que poderiam ser diferentes. Certa feita em nossas vidas não temos escolhas, ou as temos e não fazemos direito. Temos muitos lideres, exemplos; pais, avós, tios, chefes, governantes, presidentes e até mesmo pessoas que de certa forma nos influenciam ou admiramos, colocamos as tais no poder ou as mesmas já estão lá, mas que poder elas exercem? O poder só existe quando nos permitimos que ele exista, um ditado preciso é “quando um não quer dois não brigam”.

Os pais precisam manter as rédias curtas e monitorar maior parte do tempo de atividades de seus filhos para terem a certeza que estão fazendo coisas certas, oque nos atuais dias não vem acontecendo. Orientando de forma adequada, o resultado é um filho obediente, honesto, descente e bom, mas quando os filhos não aceitam o que seus pais falam? Será por desobediência ou por falta de exemplos? Além de desobedientes são ingratos e não dão valor aos pais que tem, são rebeldes, são infratores. Gostaria que ficasse claro que como um “bom” filho, não estou fazendo apologia a indisciplina, olharemos pelos dois lados, os pais realmente se esforçam, e estão sempre aliviando para que seus filhos caminhem de forma segura e tenham uma boa vida as quais os mesmo não tiveram, em certos momentos da vida os filhos tem que fazer suas próprias escolhas e tomar suas decisões, neste momento, tudo aquilo que seus pais orientaram farão efeito ou deixarão de fazer.

No ambiente de trabalho, supervisor, encarregado, ou seja qual for sua nomenclatura. Diziam os antigos, “quereis conhecer os homens, dê poder a eles”, temos um show de horrores, ou nem sempre nesta ordem, são diversos fatores que constituem um verdadeiro líder, um verdadeiro liderado. Fatores estes que tentarei expor de forma objetiva, um bom líder sabe ser um bom liderado, um bom liderado sempre vira um bom líder, nos atuais dias encontraremos muitas pessoas no poder de algo que nós mesmos entregamos a elas de mãos beijadas, mas os verdadeiros líderes estão insatisfeitos em algum lugar trabalhando e agindo para mudar a situação enquanto muitos estão dispersos murmurando ou caçando defeitos em seus líderes, em seus próximos.

Digamos que na trajetória humana tivemos poucos exemplos bons, e não soubemos aproveitar ou ainda não tivemos a oportunidade de impor o aprendizado, muitos desses bons exemplos estão hoje no céu, se tornaram lendas, histórias, ou até mesmo pedaços de papeis tentando relatar suas biografias. Tenha certeza que somos lembrados por apenas duas coisas, fizemos algo extremamente ruim ou fizemos algo que impactou muitas vidas, muitas pessoas em um bom sentido. Um bom líder ainda que não visto sempre é lembrado.

Liderar é mais um dom, além de ser o resultado de uma preparação constante de imposições com sentido de aprimorar, temos na sociologia e psicologia, ciências e até mesmo teorias que tentam provar esses feitos humanos, porém é um princípio, um provérbio, algo simples que não fazemos questão de colocar em prática, a obediência atrai obediência, seja um exemplo vivo e tenha o prazer de conhecer o que muitos chamam de sorte.

Um bom subordinado sabe servir, entende que não estaria ali naquele local, naquele momento se não necessitam dele, sabe ouvir, também sabe falar, raciocina, não tem orgulhos, não deixa-se concluir por um momento, sabe analisar e busca sempre melhorar, obediência foi a primeira lei de Deus ao homem. Observe que nossa natureza exordial já havia cometido erros, nossa natureza humana é condicionada a falhas, parte de nosso aprendizado se deve a grandes equívocos. Que seja sempre muito bem aproveitado. Somos perfeitos aos olhos de Deus, então façamos por onde para alcançar. Há muita coisa a se pensar, se discutir, mas hoje isso termina por aqui.

Não se faz um líder, ele nasce dentro de cada um!