COMEÇAR DE NOVO - QUANDO UM AMOR ACABA

Todo mundo que já teve um grande amor e viu seus sonhos desmoronarem após uma separação sabe a dor e sofrimento que isso pode causar. Seres humanos são movidos por sonhos e expectativas. Todos nós, sem exceção , mesmo que inconscientemente buscamos um par, uma cara metade, um complemento. E seguimos nossas vidas sentindo falta de "algo", "alguém" que nos complete. Estamos sempre em busca daquela pessoa especial que possa ser objeto da dedicação do nosso amor. Um romance aonde nossos sonham possam simplesmente se plasmar, tornarem-se reais. Amar e ser amado, é um dos principais anseios da alma humana.

Mas amar e ter seu coração partido dói de mais. Causa traumas, um sentimento de frustração e muitas vezes de não aceitação do fato de que aquela relação simplesmente acabou, não existe mais. Sonhamos com o para sempre. Com o eterno, uma separação é dolorida porque vemos um castelo de sonhos transformar-se em ruínas e muitas das vezes vemos nosso coração ali, jogado no meio de todos aqueles escombros. Vem então as auto culpas e aquelas inúmeras indagações; "Será que se eu tivesse feito diferente..."

Nessas horas é preciso ter em mente que uma relação é feita sempre de duas pessoas, um único posicionamento diferente não resolve nenhuma questão, apenas adia, empurra com a barriga, e o problema continua, porque nos relacionamos, dependendo sempre da resposta e dos atos do outro para que novos posicionamentos sejam bem sucedidos.

A primeira fase de um término vir junto de uma certa "anestesia" a situação, quando a ficha ainda não caiu, contudo é um fato que advinda logo da dor ou não, a fase do sofrimento virá. Como diz uma grande amiga minha psicóloga, Luana Medeiros, "É preciso viver o luto, chorar por aquele relacionamento que acabou. Se enganar fingindo que está tudo bem, só adia a superação da dor."

A fase do luto é sempre uma das mais difíceis porque costuma vir sempre acompanhada de um coquetel molotov de frustração, carência, saudades, raiva, arrependimento... O melhor nessas horas é separar um final de semana, alugar uma série de filmes melodramáticos e chorar, incessantemente chorar, até que a dor seque junto com as lágrimas. Então depois olhar o sol, e ver o novo dia que chega, junto com novas oportunidades e com novos recomeços.

Não acabou, a segunda fase, a fase da carência também costuma ser bastante complicada. Sabe todos aqueles hábitos que você tinha com seu ex? As ligações de boa noite, as mensagens de bom dia, os lugares incríveis que vocês iam... De tudo isso você irá roer-se de saudades e é bom, que pelo menos nesse início evite-se os hábitos antigos. Tente começar coisas novas, que sempre quis fazer, matricule-se numa academia, numa aula de dança, faça um curso de idiomas, preencha seu tempo com coisas prazerosas e úteis. Dê um tempo nos antigos barzinhos e restaurantes que vocês iam. Mude sua playlist do seu celular. Nada de ficar escutando aquelas músicas que vocês ouviam juntos! E então deixe que o tempo venha e se encarregue de curar as feridas.

Evite o contato! Ligações ao ex, e-mails, ficar olhando as redes sociais dele...Controle sua curiosidade sobre o que o seu ex anda fazendo. Você deverá focar sua atenção na sua própria vida e não na dele. Tenha sempre em mente a seguinte frase para quando a carência apertar de mais: "Eu era feliz antes dele e continuarei sendo." E siga, prossiga.

Outro erro comum nessa fase, é em vez de dar tempo ao tempo engatar logo, de supetão num novo romance. Oras, é obvio que alguém ainda cheio de traumas e ressentimentos não será uma boa companhia para ninguém. A tendência nesses casos é descontar toda suas carências no novo namorado e não conseguindo vincular-se emocionalmente de verdade, magoar o par, e frustrar-se mais ainda.

Dê um tempo... Espere-se sentir-se leve e livre novamente antes de começar algo novo!

Uma hora dessas, quando você menos sentir, aparecerá um novo amor, e já curado de tudo aquilo que partiu seu coração, poderá dar início a um novo relacionamento de forma saudável e sem traumas!

Clarice Ferreira

www.penadeprata.blogspot.com.br