LEMBRANÇAS...

Hoje fui a uma sessão de acupuntura. Não sinto nada, tenho vigor e saúde, graças a ser hiperativo por toda a vida, e assim continuo, mas faço quase como lazer.Sou como Montaigne em relação à medicina.

Espetado nas agulhas fico a ouvir músicas celestiais e aproveito para mergulhar em meditação. E meditação é a reeducação da atenção. De forma clássica, se fixar na respiração.

Me perdi um pouco hoje. Visitei o passado e meu pai, em ida de trem de aço do Rio para São Paulo, de noturno, eu com doze anos, e como tudo que é bom no Brasil, extinto, pelos nossos “desgovernantes”. Um séquito para disputa de quem é o pior...os desgovernos.

Seria um eurocity da Europa hoje, os trens de aço com expressiva velocidade e trânsito rápido, confortáveis, embora não sejam um TGV.

Tudo no Brasil em termos de ferrovia sucateado, transporte que deveria ser alavancado, praticamente acabou...Desgovernos impulsionados pelos interesses corporativos e pessoais, eternos estigmas.

E vou em visita ao passado ao Colégio Salesianos de São Paulo, sendo meu pai um agregado Salesianos como professor, ainda novo, depois advogado e já no ocaso magistrado. Me apresenta o gigantesco educandário, que meu avô fez com que todos seus filhos frequentassem chegado da Itália, o Salesianos de Dom Bosco, de Turim.

E profundo conhecedor de história, com trabalho sobre a inconfidência mineira, me leva no Riacho do Ipiranga,um córrego então, filete de água, onde Dom Pedro libertou o Brasil, para acabado o reinado mais tarde, a república caminhar de forma anã, quando poderia ser gigante como o Brasil, “pela própria natureza”, como canta o hino.

Vagão de restaurante, jantamos eu e meu pai, ele sempre humilde com todos os humildes, disso fazia questão, e por isso majestático, mas duro e rigoroso com os poderosos, notoriamente. Meu pai, sua benção.

Procuro ser como você, acho que tenho conseguido....não com tanta luz.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 03/10/2012
Reeditado em 03/10/2012
Código do texto: T3914083
Classificação de conteúdo: seguro