A MENTIRA E A VERDADE.

A igreja remodelou a fisionomia da civilização. Não é afirmação religiosa, mas histórico-institucional.

O substancial nela foi o concílio de Nicéia, o dogma definido por Santo Atanásio. “Não é Cristo o homem feito Deus, mas o Deus feito Homem”. Ele está no centro dessa civilização influenciada, manifesta a sensibilidade de Pedro Calmon, cérebro brasileiro da cultura jurídica em seu “Curso de Teoria Geral do Estado”.

O Cristo-histórico é uma verdade singular como pessoa, homem. Nada há igual, desnecessárias comparações. É marco perenizado.

Essa verdade decorre de princípios morais, éticos. Uma verdade de conduta máxima para os guias dos povos, das nações, por seus dignitários e auxiliares. Transpõe o umbral das eras pelo exemplo depois Dele.

A boa Igreja em sua temporalidade foi também má, como os governos na história da humanidade. Ainda é má a igreja por homens que a integram, como os hediondos pedófilos. As instituições são feitas por homens e suas fragilidades.

A verdade na forma mais simples, como conceito de moral, é a que está longe de todas as mentiras, mancha execrável da humanidade.

Santo Agostinho ensinava: “A VERDADE É O QUE É, INDEPENDENTE DE QUAISQUER SUBJETIVISMOS, PORQUE ANTES DE O HOMEM PENSAR ESTÃO POSTAS AS COISAS DIANTE DELE, NÃO COMO ELE AS QUER, MAS COMO ELAS SÃO”.

Chegar à verdade sem estigmas ou nódoas é antes admitir o erro para que possa haver arrependimento eficaz, sem o que a paz ficará distante.

A verdade nos desliga do áspero caminho que dilacera princípios peregrinos, espaço escuro e sem promessas, trânsito tormentoso onde se pena de dor e se esvazia a esperança por se estruturar na mentira.

Não há humildade na mentira, nem despojamento de vaidades, acesos estão o orgulho e a pretensão em serem mais e estarem a frente de todos.

A soberba e o orgulho da pretensão em serem depositários da verdade se escondem na mentira.

A pretensão em estar acima das regras que presidem a ética e os sentimentos povoa tais condutas.

Acorrem nessas pegadas, também, o afastamento dos padrões impositivos da humildade. Se baseiam tais pessoas, artífices da mentira, em que somente suas práticas e posturas são as admissíveis, corretas. Não têm padrão referencial básico.

Seriam elas a regra ou a exceção? Só eles e suas consciências podem responder.

Parece, quero estar fiado e crente no que afirmo, que a mentira opiniosa, encastelada na soberba, uma das maiores que já vimos, está com seus momentos contados.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 03/10/2012
Reeditado em 03/10/2012
Código do texto: T3913591
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.