Sujeira das campanhas eleitorais

Sempre penso que uma das impressões mais marcantes das épocas de campanhas eleitorais é a sujeira das ruas. Por toda parte, ando vendo jogados nas ruas e nas calçadas folhetos e os famosos "santinhos" dos candidatos a prefeito e vereador, o que provoca uma verdadeira sujeira, contribuindo para poluir o ambiente.Por que as pessoas, ao receberem esses "santinhos", caso não votem nos candidatos, não têm a educação de os jogar nas latas de lixo? Eles não pesam nem um pouco, mas o que mais vemos são os pretensos eleitores, depois de pegarem esses papeizinhos, olharem um pouco e largarem pelo meio da rua.

Penso que, nos sempre tumultuados tempos de campanha eleitoral, além das campanhas que já se fazem para que não vendamos nossos votos, pode-se fazer campanha para que não se sujem as ruas com esses "santinhos", panfletos e adesivos.A responsabilidade de manter as ruas limpas não é apenas dos garis e do Serviço Público, é de todos nós Além de mal-educado, jogar papel na rua torna a cidade feia, desagradável de se olhar e de se transitar por ela e contribui para para poluir o meio ambiente. É, as pessoas, além de aprender a votar, têm de aprender a ter a educação de contribuir para a limpeza da cidade.

Eu me pergunto como essas pessoas tão sem educação, depois, acham que podem cobrar medidas dos representantes que escolhem? Elas próprias não têm nenhuma noção de cidadania ou de civilidade. Só sabem falar disso quando é para cobrar seus direitos e dizer que o "governo tem que fazer isso", "isso é obrigação do prefeito". Está certo. O prefeito tem a obrigação de manter o serviço de limpeza funcionando mas, e nós? Nós não devemos jogar o lixo nas latas de lixo e fazer o que pudermos para que as nossas ruas não fiquem atoladas em papeizinhos que enfeiam as calçadas e se acumulam aos montes? Não pensemos em cidadania apenas na hora de exigir medidas dos que elegemos, mas também para fazer a nossa parte.

Época de eleição não tem que significar época de sujeira.