SOB OS ANDRAJOS - JUSTIFICATIVA

Ao escolher o título “Sob os Andrajos”, tive como objetivo prestar uma homenagem a pessoas queridas em minha cidade natal, que fizeram parte do nosso convívio social, ora prestando serviços, ora solicitando ajuda pela sobrevivência.

As histórias são reais, algumas tiveram ajuda em informações de pessoas conhecidas. As personagens são reais, tais como se apresentavam no dia-a-dia de suas vidas simples, humildes, entregues aos seus destinos. Seus nomes são os mesmos pelos quais eram conhecidas. Creio que existiram outras, dignas de serem lembradas, que não cheguei a conhecer. Limitei-me às que vi de perto: Pessoas guerreiras que enfrentaram as agruras da vida com paciência, trabalho, alegria, amizade, respeito, honestidade e dignidade.

Com elas aprendi que beleza não se resume em um físico bonito, na ostentação de belas roupas, nem no resplendor de ricas jóias (não querendo generalizar), mas no interior de cada um, aquele brilho espiritual que reflete no semblante e se transforma numa auréola de bondade, sinceridade, humildade e, às vezes, em santidade. Ouvi de uma Irmã de Caridade, professora, amiga e nunca esqueci: “Minhas filhas, o que deve brilhar no rosto são as virtudes”... Falou isso porque, numa aula de pintura, nós alunas passamos tintas nos rostos, umas das outras!... srsrsrsr....

Era minha intenção, publicar essas memórias em um livro comum, mas como é bastante difícil o acesso a esse tipo de edição, resolvi fazê-lo aqui no Recanto das Letras, em nove capítulos, compartilhando com os amigos recantistas, o valor e a simpatia dos protagonistas em questão. Gostaria que os textos fossem lidos, principalmente por meus conterrâneos massapêenses, porque sei que gostarão de relembrar tão queridas “pessoinhas” com quem convivemos uma boa parte de nossas vidas.

Meus sinceros agradecimentos a todos que acessarem a leitura de “SOB OS ANDRAJOS,” pois assim, estarão prestigiando a minha amada terra MASSAPÊ.

***

Maria de Jesus Fortaleza, 01/10/2012.

Maria de Jesus
Enviado por Maria de Jesus em 01/10/2012
Código do texto: T3911003
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.