FLORES ENTRE ESCOMBROS

Alguns momentos em nossa vida estamos sufocados parecendo que estamos sob os escombros de um grande desabamento. Nos sentimos como se um grande peso estivesse sob os nossos ombros nos esmagando e nos fazendo sucumbir. Invadidos pela tristeza e pela amargura vamos nos deixando levar pelo mar de decepções que vão se acumulando a cada dia e nos fazem perder a vontade de viver ou de lutar para que as coisas modifiquem ou se transformem. Mas sempre há uma esperança, sempre a um raio de luz que atravessa os escombros e nos permite ver que mesmo com toda dor, todo sofrimento, toda amargura e angústia a vida ainda teima em prosseguir. Mesmo com a respiração sufocada pelos problemas ainda podemos encontrar fôlego para seguir na jornada. Se é verdade que Deus não nos dá problemas além daqueles que podemos suportar, importante acreditar nisso com todas as forças, porque é esta fé que nos movimenta. E daí quando estamos debaixo dos escombros, acabados, terminados, ressurge a esperança. Da mesma forma que a flor que nasce entre as pedras, e embora encontre-se em um lugar inóspito, não poupa em exuberância, beleza e perfume para encantar os passantes. O certo é que na vida sempre haverá momentos de desabamentos, de desmoronamentos. No entanto é também certo que sempre desses momentos podemos tirar uma lição para aprender mais, para crescer mais e para ser mais gente, fazendo deste mundo um lugar melhor e acolhedor para nós e para todos os que estão a nossa volta. E seja você, independente da situação que esteja nesse momento, àquela flor que teima em nascer entre as pedras e por sua teimosia se destaca ainda mais das demais. Seja você a flor que rompe a escuridão do escombro para em sutileza e leveza vir ao mundo colorindo-o com suas tintas sem igual. Aquela flor perfumada, que arranca das profundezas do seu ser a seiva para continuar viva. Não se deixe sufocar pelo escombro. Irrompa de dentro dele, como a aurora do dia, como a flor, como os raios de luz que jorram em todas as direções. Faça isso e mesmo que esteja em meio a dor, todos irão ver em você a beleza e a alegria de se ter uma vida onde a palavra que mais importe seja SUPERAÇÃO.

P.S.: Publicado no jornal "A Noticia" - suplemente cultural, em 30 de setembro de 2012, em homenagem póstuma a minha amiga e guerreira Sandra da Silva