Andraus

Andraus

O transito congestionado na cidade de São Paulo há décadas é muito normal a qualquer hora do dia, mas naquele dia, ou melhor, naquela noite estava muito pior motivado por um grande desastre.

Sai da empresa por voltas das 19h00min horas, no bairro da Barra Funda, tomei o ônibus como de costume, mas devido o congestionamento do transito os carros não andavam, desci do ônibus e fui a pé caminhando até o centro da cidade.

O centro da cidade estava um grande caos, dezenas de viaturas do Batalhão do corpo de bombeiros, helicópteros e ambulâncias de todos os hospitais transitavam em alta velocidade na Avenida São João rumo aos hospitais, sendo a maioria delas; ambulâncias, com destino ao Hospital das Clínicas do Estado de São Paulo, instituição essa que reúne todas as condições para qualquer tipo de emergência e tratamento médico hospitalar.

No Largo do Paiçandu, antes o nome era Paissandu, na praça que tem a secular Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, estava intransitável, milhares de pessoas assistiam como se fosse um grande espetáculo uma grande tragédia, com centenas de pessoas sendo socorridas por militares, profissionais da saúde e voluntários solidários à vida do ser humano.

Naquele dia quando regressava do almoço para o trabalho na empresa, era aproximadamente 13h30min’ horas observei a certa distancia no centro da cidade, um grande tucho de fumaça negra subindo aos céus, passou-me pela cabeça o pensamento simples de “deve ser mais um incêndio muito comum nesta cidade”.

Mas não foi; O edifício Andraus é um conhecido edifício no Centro da cidade de São Paulo que está localizado no distrito da República, na esquina da Avenida São João com a Rua Pedro Américo. Possui 115 metros de altura e 32 andares, tendo sua construção finalizada no ano de 1962. O edifício foi palco, em 24 de fevereiro de 1972, de uma das maiores tragédias de sua história, com o incêndio ali ocorrido, que resultou em 16 mortos e 330 feridos.

(Texto extraído de Wikipédia, a enciclopédia livre).

Do No Largo do Paiçandu todos que ali estavam uns perplexos, outros em histeria, podiam ver, lembrando uma típica Fogueira de São João das festas juninas, mas não era, era o Edifício Andraus transformado em uma grande fogueira.

As marcas da tragédia ficaram para sempre na cidade e no seu povo.

NOSLEN OLEBAR, Wikipédia e a enciclopédia livre.
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 30/09/2012
Reeditado em 06/05/2014
Código do texto: T3909294
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.