Noite de chumbo

Noite de chumbo

Era final da década de 60, final de 68, era mais ou menos 00:00’ hora, estava eu fazendo minhas andanças noturnas quando passava pela Avenida São Luiz no centro de São Paulo, mal acabava de adentrar na Galeria Dom Gaspar, quando deparei com uma fila indiana de aproximadamente 40 pessoas.

Estranhei, não tinha ideia do que estava acontecendo, estranhei porque acompanhando a fila havia uma dezena de homens armados com escopetas e carabinas.

Parei, fiquei olhando, parecia que eu estava invisível, eu era o menos importante naquele cenário.

Aquela fila de pessoas entrou em um ônibus branco e preto que estava estacionado na entrada da galeria.

Aí percebi que era um ônibus da Policia Civil, bem, continuei minhas andanças na noite.

Muitos anos depois quase 40 anos, assistindo um documentário na TV, percebi que aquelas pessoas foram prisioneiros políticos e entre elas estiveram os artistas Caetano Veloso e Gilberto Gil e muitos outros.

Os artistas Caetano Veloso e Gilberto Gil reaparecem meses depois na cidade de Londres exilados e abandonados a própria sorte, regressando ao Brasil depois de quase três anos no exílio.

Estes são brasileiros que fizeram a verdadeira História do Brasil, que sobreviveram às noites de chumbo.

NOSLEN OLEBAR
Enviado por NOSLEN OLEBAR em 30/09/2012
Reeditado em 10/08/2015
Código do texto: T3908258
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.