Como superar um grande amor

Acho estranho quando as pessoas dizem que esqueceram um amor. E mais estranho ainda quando fazem aquela pergunta fatídica: "Você já esqueceu fulano?' Como se o fato de esconder todas as fotos no fundo do guarda roupa ou retirar a aliança apagasse a marca que fica no dedo. Como se de repente pudéssemos passar uma borracha em cima de tudo que foi vivido. Todos os anos de convivência. Todas as conversas travadas. Por inabilidade de lidar com a dor do fim esquecemos o que é bom e o que é ruim.

Esquecer não é virar a página. Esquecer é arrancar a página do caderno. Não aprender nada com os erros, não se lembrar das alegrias. É não ter compaixão com a sua letra quando ela ainda era torta. Esquecer é passar por cima. É deixar esse amor em um canto empoeirado. Você não está olhando para ele. Mas ele ainda está lá em meio a sentimentos de raiva, raiva, raiva. Esquecer é ter medo de pronunciar o nome. É tratar a pessoa por você sabe quem.

A palavra certa nunca foi esquecer. A palavra certa é superar. Superar sim é virar a página e lembrar tudo que já foi vivido e aprender com o que passou. Gastar o amor que sobrou. Lavar o cheiro do outro que ficou preso no corpo. Falar de um amor que ainda acontece na raiva e na dor. Achar um jeito de amar em silencio, sem abraços e sem beijos. Esvaziar a alma do amor pela pessoa amada.

Quando se sente que não existe mais nada para ser feito. Nada para ser colocado. Que não existe nenhum grito de raiva. Nenhum beijo de amor. Nada para ser devolvido. Nada para ser cobrado. Nada para ser dividido. Quando as lembranças continuam lá, mas não são mais avisos desconfortáveis. Quando o amor é algo que passou. Só assim podemos ter certeza que realmente superamos um grande amor.

Débora Ramos
Enviado por Débora Ramos em 29/09/2012
Código do texto: T3907962
Classificação de conteúdo: seguro