Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é lindo. Correção. O Rio de Janeiro TEM partes bonitas.

Enquanto andava pelas ruas do Rio, pelas ruas que, com certeza, muita gente não anda, eu não vi um Rio de Janeiro lindo. Pelo contrário. O que senti foi tristeza e, talvez, até medo. O que é mostrado em filmes; o que é mostrado em seriados; o que é mostrado numa última notícia do caderno de um jornal em que a manchete é "o novo corte de cabelo da Rihanna", eu pude ver, de fato. Não se tratava de meras imagens, mas da realidade. Da triste realidade. Por que, então, as pessoas continuam dizendo que o Rio de Janeiro é lindo? Lindo sim, se andarmos apenas pelas saudosas ruas da zona sul, enquanto você encontra turistas, griffes, gente com dinheiro. Sim, gente com dinheiro. É isso que torna o Rio de Janeiro lindo? O dinheiro? Então ande pelas favelas, pelas ruas da "peble". Ande pelas ruas que você esconde e finge, então, que o Rio é lindo. Que o Rio continua lindo...

Não, o Rio de Janeiro não é lindo.

(Julho de 2011)

Por Jéssica França
Enviado por Por Jéssica França em 27/09/2012
Código do texto: T3904982
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.