POLÍTICO DIZ CADA UMA...

Ninguém ignora que a principal estratégia do candidato (aquele que ainda não é político, mas almeja ser) são as promessas. Alguns prometem tanto que até lembram aquela música do Roberto Carlos: "Eu te darei o céu, meu bem, e o meu amor também". Se o rio que passa pela cidade não tem ponte, todo candidato vê nesse fato um meio de angariar votos, prometer a ponte é o tal negócio. Educação, saúde, emprego, habitação e segurança são sempre a pauta dos discursos. Todo candidato diz que, com ele no poder, a vida vai melhorar.

Outra estratégia é o candidato atacar o candidato rival. Se o prefeito no poder quer reeleger-se, o seu oponente usa a palavra "continuísmo" com o intuito de depreciá-lo. No último discurso antes da eleição, os candidatos dizem: "nossos adversários estão desesperados". Mas o curioso mesmo é como os candidatos usam tanto a expressão "eu tenho certeza". Parece que eles sempre têm certeza de tudo.

Até ameaças são usadas como recurso. Há muitos anos, um candidato ao governo do Amazonas dizia que, se ele não fosse eleito, a floresta amazônica seria toda devastada pelo cupim. Pode uma coisas dessas?

Depois, já no poder, os políticos não esquecem que devem sempre falar para o povo. Depois que o governador Paulo Maluf proferiu a frase: "Estupra, mas não mata", e o Presidente da Câmara, Severino Cavalcanti veio com "estupro é um acidente horrendo", os políticos passaram a achar que tudo era permitido. O deputado João Alves, para justificar a grande fortuna acumulada com o dinheiro público, dizia que "Deus me ajudou", ao mesmo tempo que outro confessava não estar nada preocupado com os problemas do povo. Antes disso, na era Sarney, o tal presidente mostrava-se sempre respeitoso com nós, o povo. Em seus discursos pela TV e em seu programa Conversa Ao Pé do Rádio, criou a expressão mais simplória da língua portuguesa: "Brasileiras e brasileiros", com a qual sempre iniciava sua conversa.

Pois é, tem eleitor bobo, aquele que acha que tudo o que seu candidato fala é sagrado. Afinal, político é conhecedor das coisas e sabe o que diz.

Egon Werner
Enviado por Egon Werner em 27/09/2012
Reeditado em 27/09/2012
Código do texto: T3904870
Classificação de conteúdo: seguro