ENGOLINDO SAPOS

Um dia ou outro, com certeza, alguém lhe diz alguma coisa que te deixa em cólicas, louco para dar uma resposta à altura. Aí tu refletes e reconheces ser de bom alvitre ficar de boca fechada. Afinal, as palavras são irrecuperáveis e os danos, muitas vezes, irreparáveis. Mas, mesmo assim, a raiva engolida incha nosso peito e parece que vamos explodir. É o que, popularmente, se denomina "engolir sapo". As vezes é uma simples rãzinha e deixamos prá lá, nem nos afeta. Noutras o sapo é grande e a muito custo o engolimos. Creio que todo mundo já engoliu sapo. Começa em criança quando, para evitar umas palmadas ou um castigo, engolimos um não sonoro dos pais; depois, para não arriscar o emprego, é o patrão e por aí vai...

Mas, por que será que tem de ser sapo? Não poderia ser um caroço de abacate, um ovo de avestruz, um gato, uma borboleta? Com certeza é porque sapo é um bicho nojento e engolir um sapo deve ser horrível. Não há forma de engolir sapo com prazer. Daí a expressão metafórica.

A origem da expressão popular "engolir sapos" deu-se por um dos fatos escritos na Bíblia: as pragas do Egito. Uma das pragas constituía da invasão de milhares de rãs, por todo o território egípcio. Dizem os entendidos em sapologia que, por sua rebeldia, o Faraó recebeu esse castigo de Deus e passou a encontrar o bicho saltitante em todos os lugares do seu palácio, inclusive na cozinha. Se fosse hoje, com certeza, o Faraó mandaria fazer um bom prato de rãs, já que são tão apreciadas atualmente. Mas, afinal se eram rãs, por que a associação com o sapo? Deve ser porque são aparentados e é mais difícil engolir um sapo, literal ou figurativamente.

Verdade ou não, acontece que a expressão pegou... E eu faço votos que tu engulas cada vez sapos menores... Acho indigesto! Nem com mostrada e catchup para ajudar!

Giustina
Enviado por Giustina em 26/09/2012
Código do texto: T3902293
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.