O "deus-político"

Hoje cedo ouvi no rádio um candidato falando em Deus, e isso me levou a refletir. Fiquei pensando, por exemplo, qual o Deus (ou deus) dos políticos? O que Ele (ou ele) os ensina? Bem, vivemos em um País predominantemente cristão que em teoria deveria aplicar a máxima do "amar ao próximo", contudo, a divindade que é evocada por estes camaradas (pelo menos da maioria) e é aceito pela população certamente não é e não tem nada de semelhança com a corrente religiosa outrora mencionada.

Não consigo compreender de maneira alguma um Deus que ensina amor ao mesmo tempo apoiar alguém que comete atrocidades ou que leva essa pretensão horrenda no coração. Absolutamente tenho certeza que esse deus evocado pelos políticos não é o Deus que tudo criou, não é o Deus que ensina o amor, que prega a união, ao contrario, este é mais um arquétipo de deus, que diferencia-se apenas em uma coisa, isto é, em quem o criou, pois ao invés de ser criado por uma religião é criado por um ente político, mas mesmo assim este é uno político e religiosamente falando, pois que tem o mesmo objetivo, ou seja, dogmatizar e impor um poder sobre uma sociedade desprovida de conhecimento e que por não refletir reafirmam um sistema hostil a si próprio. Por conseguinte, desconheço esse "deus-político", ou melhor, esse deus da maioria dos políticos que não tem moral e nem ética. O único valor que lhe confiro é asco absoluto.

~ Wanderley Barrêto.'.

S.J. do Cariri, 26.09.12