Perfis

Em um vagão de metrô, centenas de histórias se confundem. Silenciosas, tornam humanos os seres ali presentes. Passo os olhos ao meu redor e então descubro o que os afligem, confortam, desesperam, realizam. Aquilo que os deixam vivos.

Robson pensa na prova de logo mais na faculdade, para a qual não estudou nada, já que varou a madrugada “estudando” o seu Xbox 360. Alberto está preocupado com a mesma prova, para a qual também não estudou, já que varou a madrugada trabalhando de porteiro, um de seus dois empregos, quase precisando de um terceiro para sustentar mulher e filhos. Kátia repassa mentalmente alguns pontos de seu TCC, a ser apresentado dali poucos minutos. Cleiton sonha em fazer uma faculdade, mas primeiro precisa terminar o ensino fundamental, mesmo que já tenha 25 anos.

Pedro sua frio a caminho de sua primeira entrevista de emprego. Cássio sua de cansaço, pois visita a décima agência de empregos só esta semana. Arlete nem sabe mais o que é suar, acomodada pelos vinte anos na mesma função. Patrícia sua dobrado para fazer sua recém-criada empresa dar certo. Valmir sua em bicas percorrendo o vagão inteiro vendendo chicletes e chocolates.

Mauro pensa em fazer um pedido de casamento. Elaine tomou a decisão de pedir o divórcio. Amanda só sai com homens comprometidos. Lauro não sai com ninguém por conta de sua timidez. Márcio acha que sua mulher está saindo com outro. Alex tem certeza que encontrou o amor de sua vida.

Caetano será pai de gêmeos. Nádia tem em mãos os exames que confirmam sua impossibilidade de ter filhos. Karen não sabe, mas está grávida. Mônica não sabe de quem, mas está grávida. Carol sabe de quem, quando e onde ficou grávida, mas busca uma maneira de “acabar” com sua gravidez.

Fred já foi assaltado quatro vezes, e agora anda com um 38 “clandestino” na mochila para “se defender”. Gabriel já assaltou três vezes, mas parou com essa vida após seus dois irmãos morrerem em “fitas” que deram errado. Artur não assalta, trafica, e em um mês ganhou mais dinheiro que Sr. Lázaro já viu ao longo de seus 68 anos. Dinheiro ganho, diga-se de passagem, graças a viciados como Rafa, que gasta seus finais de semana atolado em cocaína nas festinhas vips que promove.

Alan é socialista. Michel é anarquista. Carmen é consumista. Luis é artista. Léo é paulista. Rita é fria e calculista.

Renato carrega um jornal completo, pronto para se atualizar com as notícias do dia. Fábio só lê a parte de Esportes, interessado apenas com o que acontece com seu Corinthians. Aline passa o olho na parte de Televisão, pois precisa saber o que aconteceu no BBB e o que vai acontecer na novela. Daniele devora a seção de Economia, ansiosa para ter informações sobre o mercado financeiro, dólar e ações.

O metrô desacelera. Estação Sé. Desembarque pelo lado esquerdo do trem. Eu deixo o vagão, porém as histórias continuam indo e vindo. Em uma São Paulo sem fim.

DanBraga
Enviado por DanBraga em 25/09/2012
Código do texto: T3900811
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.