As novelas refletem a realidade?

Ao assistir algumas novelas, comecei a observar semelhanças entre elas e senti-me instigado a questionar sobre o seguinte assunto: "As novelas refletem a realidade?". Este questionamento me parece muito pertinente, pois muitas vezes assisti a capítulos novelísticos que representaram, de certa forma, situações semelhantes às que vivenciei em meu cotidiano.

Na maioria dessas novelas, pude perceber tramas análogas, geralmente envolvendo um personagem bandido e calculista, um inocente, uma situação de infidelidade conjugal, entre outras coisas; mas o que mais apareceu em grande parte das novelas, muitas vezes independente do personagem, foi a representação da mentira. Mente-se porque se quer mal a alguém, porque se ama, para subir na vida profissionalmente, para "educar" os filhos e assim por diante. Pela semelhança entre as novelas parece que é isto que o telespectador deseja ver. Mas será que a realidade é somente essa?

E o que dizer das luxuosas casas que os personagens ocupam? E aqui, também, pergunto: isto é refletir a realidade? Acredito que não! Penso que as novelas transmitem aquilo que as pessoas querem assistir. Mostram-se imagens, criam-se sonhos. Vejo que esta ostentação representada na "telinha" reflete de certa forma o status econômico a que aspira nossa sociedade. O sonho social representado nas novelas, por vezes, deixa de ser aquele de que realmente cada um necessita, para se tornar aquilo que cada um deseja consumir. O processo se desenvolve de tal forma que o consumo se transforma em necessidade.

Concluindo, entendo que as novelas não refletem a realidade, mas a moldam! Digo isto porque me parece impossível que alguém consiga representar algo que possa "refletir" inteiramente a realidade social como um todo, o que parece muito mais difícil fazê-lo em uma novela, cujo tempo é limitado. Então, o que é que ocorre nas cenas televisivas? Ocorre que o escritor, o novelista, seleciona "temas" baseados em situações típicas da realidade social e os apresenta à grande massa. Desta forma, percebo que se existe esta seleção de situações, necessariamente existe uma intenção por detrás daquilo que foi escolhido e, se existe alguma intenção, não acontece mais o "reflexo" da realidade, mas a representação social impostas pelas respectivas redes de telecomunicações aos telespectadores para ser visto e, por que não, consumido!

*Publicado originalmente no site do Jornal Diário Popular (Rio Grande/RS) <http://www.diariopopular.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?id=8&noticia=26746>. Data: 10 set. 2010.