São do regime militar, caros leitores
No início deste mês escrevi uma crônica alusiva às comemorações da Independência do Brasil, intitulada SEMANA DA PÁTRIA: APATIAS... APÁTRIDAS..., a qual, por considerá-la meio extensa, resolvi publicar em duas partes, consoante pode ser verificado em http://www.aurismarmonteiro.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=3869403 e http://www.aurismarmonteiro.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=3869416 .
Durante esta semana recebi e-mails de alguns leitores e, hoje, mais alguns, pessoalmente, me indagaram a razão de ter publicado as expressões “eu te amo, meu Brasil, eu te amo” e este não é um “país que vai pra frente” entre aspas, conforme ora transcrito.
Pois bem.
Sucintamente, tanto quanto aqui escrevo, respondi-lhes que tais expressões foram escritas entre aspas por se referirem a transcrições de músicas ufanistas do extinto regime militar, mais precisamente em meados dos anos 70. Registre-se que, juntamente com essas canções, havia diversos lemas e frases que eram produzidas e – obviamente – propagadas como meios de incentivar a população à respectiva exaltação. Via-se por toda parte do País inúmeras frases de efeito, digamos assim. Lembro-me de que frases como “Brasil: Ame-o ou deixe-o!”; "Brasil:AME-O."; e "Quem não vive para servir ao Brasil, não serve para viver no Brasil.", eram comumente usadas por adultos e crianças, ostentadas em objetos, paredes e muros de casas, nas janelas de automóveis, etc., além de que, a todo instante eram exibidas na televisão.
Assim, intentando esclarecer melhor os leitores interessados e, de igual modo, informar a quem possa não saber ou não se recordar, e que igualmente esteja interessado, quanto às expressões utilizadas na minha crônica, e que foram objeto das aludidas indagações, referi-me às músicas "Eu Te Amo, Meu Brasil" e "Este É Um País Que Vai Pra Frente". Só para dizer por dizer: a primeira música é de autoria da dupla DOM & RAVEL, porém ficou mais conhecida sendo interpretada pelo conjunto musical OS INCRÍVEIS, que também gravou a segunda. Anote-se que na época não se empregava o termo banda, mas sim, conjunto.
Por fim e a título de curiosidade, seguem abaixo as respectivas letras:
Eu Te Amo, Meu Brasil
|
|
- Este É Um País Que Vai Pra Frente
-
- Este é um país que vai pra frente
- Rô Rô Rô Rô Rô
- De uma gente amiga e tão contente
- Rô Rô Rô Rô Rô
- Este é um país que vai pra frente
- De um povo unido, de grande valor
- É um país que canta, trabalha e se agiganta
- É o Brasil de nosso amor!