O Adeus de Um Mestre

A História de Pelotas está em luto pela morte de um dos seus maiores historiadores e a amada Princesa do Sul chora pela perda de um escriba que contava sua vida e a difundia por todos os cantos desse mundo afora.

Seus ensinamentos nos faziam entrar em uma máquina do tempo e aonde nela viajávamos para épocas onde Pelotas estava no esplendor de sua beleza. Sempre contava as histórias das ruas e praças, das charqueadas e dos personagens que fez Pelotas ser uma cidade que valoriza seu passado.

Sem falar também de suas poesias que encantavam os leitores com versos vindos do fundo da alma e do coração.

De minha parte posso dizer que tive grande alegria em ser um de seus alunos e onde em cujas aulas, que assisti na Universidade Federal de Pelotas, entendi muito bem a necessidade de preservar esta história para que as futuras gerações conheçam suas origens e cultivem suas raízes pelotenses. Posso ainda afirmar que me ajudou muito na minha formação de professor e historiador naquela faculdade.

E como historiador que era, compreendeu e apoiou com entusiasmo a minha iniciativa em conjunto com seu primo Sérgio Osório de fazermos o livro contando a história do clássico Bra-Pel que foi lançado em 2008. Tanto foi isso que tivemos a honra de ele escrever o prefácio desse mesmo livro.

Nunca me esqueci de seus conselhos de preservação dessa história e, embora de maneira tímida, sigo seus passos.

Obrigado, Mestre, por suas obras e seu grande trabalho de manter a história viva e transmitir seus conhecimentos para os futuros pesquisadores saindo também da vida para entrar na imortalidade literária e histórica.

Obrigado por tudo, Mário Osório Magalhães.

MarioGayer
Enviado por MarioGayer em 20/09/2012
Código do texto: T3891959
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.