Vida de Cão

Sabe aqueles dias em que você abre os olhos de manhã com uma energia fora do comum, uma alegria anormal, dando bom dia para as flores, para o sol, com uma felicidade radiante?

Não né, eu sei. Eu também não.

Aliás, faz tempo que eu não tenho um dia desses. Não ando reclamando de mais nada, tudo parece caminhar de acordo com aquilo que foi planejado. Mas sabe como é essa fase da vida... Tudo tende ao tédio, até mesmo aquilo que parece mais incrível.

Sabe aquele garoto? Dorme como um paranoico. Nunca se sabe o que esperar da vida. Nem o que esperar de mim. A loucura move tudo que está em meu redor e até aquilo que parece normal, apenas parece.

Dia desses eu destruí um mundo paralelo ao meu com as próprias mãos. E até que eu sou bom nisso. Sempre me disseram que o bom estava por vir e que o amanhã será melhor que ontem e que o depois de amanhã será melhor que amanhã. Até agora nada.

Enquanto isso eu fico aqui esperando algo acontecer - e olhando para aquele interminável horizonte, eu fico imaginando a vida, como ela deveria ser ou com o que ela se parece ou com o que deveria se parecer, pelo menos. É exatamente isso que me dá a disposição de abrir os olhos todos os dias: Imaginação.

A imaginação de ter um dia melhor, de conhecer novas pessoas, novas culturas, ser uma pessoa melhor (ou menos pior) ter uma nova obsessão e até mesmo um novo transtorno. Tudo aquilo que é repetitivo torna-se chato. A única 'constante' que jamais vai mudar em nossas vidas é a própria mudança.

Parece esquisito e não soa bem, mas a mudança nunca muda, apesar de sempre mudar.

E aí perguntam: Como assim?

-Simples.

A vida é como se fosse um truque de mágica, onde o mágico é o tempo. Já sabemos - ou pelo menos esperamos - mais ou menos o que está por vir, quando de repente... Surpresa! Algo que não esperamos vem e nos derruba com um murro.

Se pararmos para pensar, mudamos de ideia durante um tempo: O tempo sozinho não é grande coisa. Não tem poderes sozinho. Tudo passa nessa vida.

Ele torna-se mais forte que nós todos juntos quando resolve se juntar com as nossas vidas, nossas histórias.

Aí mudamos de ideia de novo e tudo torna-se um caos: O tempo, na verdade, é uma desgraça. Faz qualquer um de refém. O tempo é uma doença.

E sabe, não podemos tê-lo de inimigo e muito menos ter medo dele. Só tem medo do tempo aquele que não souber usá-lo a seu favor - E muita gente não se atenta à isso.

É complicado e basta um vento pra derrubar tudo aquilo que já pusemos de pé e bagunçar tudo aquilo que já parecia estar organizado. Haja frieza.

Ter um dia de cão como esse, como os que já passaram e os que estão por vir faz com que a gente pense um pouco mais antes de por a cabeça no travesseiro. Faz com que pensemos numa maneira de não mais cometer os mesmos erros; e mesmo assim cometemos. Acontece.

Difícil mesmo é se manter soberano o bastante para não perder a cabeça e continuar seguindo em frente, mas são as besteiras da vida - principalmente aquelas que rimos depois - que deixam a alma saudável. E uma alma saudável é tão importante quanto uma mente saudável. É o combustível que precisamos para continuar sonhando seja lá com quem for.

Por aí, existem esquinas que é melhor não virar e situações que é melhor ignorar. Pra mim, esquecê-las sempre foi uma brincadeira da qual eu sempre gostei muito, mas hoje é quase que uma obrigação.

A minha felicidade torna-se a minha mais importante conquista, assim como meus erros tornam-se uma desculpa, uma explicação e um consolo qualquer. Eu até sentia falta de me sentir assim, tão despreocupado com o futuro.

E por fim, eu juro que nunca sei como começar um texto. Sempre tento começar com alguma palavra bonita e de impacto, mas sempre começo de um jeito bem simples. Aliás, é isso que me falta: Simplicidade.

E se for para ser simples, que seja simples de verdade: O dia de amanhã será bem melhor que o de hoje.