Melhor Prefeito do Brasil

Sem citar o nome da cidade nem do prefeito, tampouco a fonte da pesquisa, deixo aqui meu comentário a respeito do que li recentemente, em visita a mais uma das capitais de estados brasileiros. Dizia que o prefeito local havia sido avaliado no desempenho de sua gestão, como sendo o melhor do Brasil. Para checar tal informação, indaguei de algumas pessoas sobre o nível de satisfação com seu prefeito, tendo em vista o período de campanha eleitoral, com bandeirolas espalhadas por toda a cidade. Diante da impossibilidade de uma candidatura à reeleição do atual prefeito, por já ser seu segundo mandato, o candidato por ele apoiado aparece ligeiramente à frente do segundo colocado, o que até pode justificar seu bom desempenho. Resolvo, então, perguntar a um dos taxistas, que dizem ser o profissional mais bem informado sobre a cidade, inclusive em política. Ao invés de uma resposta, ele é que me fez outra pergunta: “Quanto ele pagou por esta matéria?”

Ai, então, lembrei-me de outro caso, noutra cidade, cujo refrão de uma propaganda política dizia assim: “Esta cidade está a mil / tem o melhor prefeito do Brasil”.

Assim, se não se pode confiar no que está escrito, a checagem teria de ser feita in-loco, nas 26 capitais do Brasil, com exceção apenas de Brasília, onde não há prefeito.

De há muito, escuto dizer que “o papel aceita tudo”. Difícil é saber sobre a veracidade das informações que ali são escritas.

PS. A avaliação restringe-se a prefeitos de capital.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 19/09/2012
Reeditado em 20/09/2012
Código do texto: T3890278
Classificação de conteúdo: seguro