Forma e Substância

Gosto de seguir as notícias do lugar onde moro e também o que acontece no restante do mundo,especialmente na minha terra natal-o Ceará.Entretanto,há momentos em que me vem a vontade de parar de ler os jornais,e ver as notícias de crônica do dia a dia na tv.

Noto tantas vezes um desperdício de oportunidades na transmissão das informações e dos fatos pelos meios de comunicação de massa.Esquecem-se de quanta beleza e luz podem infundir no nosso coração e de quanto seja fundamental para cumprir o próprio dever de informar,respeitar o ser humano.E,por respeito compreendo sobretudo a exposição da verdade.Esse é também o motivo pelo qual não sou a favor da censura.Penso que tudo deva ser dito,incluindo os fatos de crônica como a policial,por exemplo.A questão é o modo como se escolhe contar.Forma é substância!

Sempre disse não à especulação da dor e do sofrimento das pessoas e não a sua negação,de modo que a história seja instrumento e oportunidade de conhecimento.Não ao prazer quase patológico de repetir n vezes um fato mas sem acrescentar nada de novo ao mesmo,poluindo a mente de um leitor ou expectador menos atento.Isso ao meu ver não é serviço,mas puro sensacionalismo barato.

Enfatizo que minha crítica não se dirige a ninguém em particular,quem sou eu para julgar o trabalho jornalístico?Exprimo tão somente meu ponto de vista como leitora e expectadora num meio que é aberto a todos- a Internet.

Se para a televisão podemos assumir o controle remoto e decidir liberamente aquilo que queremos ver,também por aqui podemos decidir qual informação queremos acessar,aquela que nos toca na alma e que edifica.Por uma nova ética!

Bergilde
Enviado por Bergilde em 19/09/2012
Código do texto: T3890048
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.