CRIME. LADO NEGRO DA VIDA.

Não há possibilidade justificável, em princípio, para não estarmos todos do lado do bem e da verdadeira razão de sua origem. Mas isso não acontece. Por quê? Pela razão do pastor ter o rebanho agrupado embora muitas ovelhas se desgarrem, isto da mesma forma que um professor ensina a disciplina, mas nem todos aprendem. Ainda e mais, pelos homens terem criado o Estado para legislar padrões que fariam viver em harmonia os homens.Mas é relativa a submissão às leis.

A consciência se move para o lado que a personalidade forjada pelo caráter escolhe, da ruína da escolha, do mal, do arbítrio que elege o mal como meta e caminho, nasce o crime.

Não há consciência no rigor semântico do vocábulo, basta conhecer exegese linguística, forma e raiz, para quem incide “no lado negro da vida humana”, o crime, como definiu um dos maiores penalistas de todos os tempos, o alemão Mezger.

Quem morre para a vida, no homicídio, é a vítima que perdeu seu maior bem, morrem também, definitivamente e muito, seus entes queridos pela saudade que fica insepulta. Não morre o ofensor, que pelo arbítrio elegeu o mal como objetivo, e muito menos os criminosos, pois a lógica de tentarem se livrar do crime assim mostra. Pretendem a liberdade para viverem.... Questão de lógica singela. Mas matam...e a corrupção é quem mais mata, silenciosamente.

A vida não é tirada só diretamente, mas indiretamente e por simples demonstração, como disse o Ministro Luiz Fux, cada vez que se desvia dinheiro público menos leitos em hospitais existem, e mata-se, digo eu, cada vez que se desvia dinheiro público menos locais ficam sem saneamento, digo eu, e mata-se por doenças, e mata-se muito sem veículos diretos, através da pior das armas, a corrupção.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 17/09/2012
Reeditado em 17/09/2012
Código do texto: T3886812
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.