Tragédia em Pleonasmo
Sessenta e nove incêndios em favelas paulistanas, até agora, neste ano. Um absurdo! Uma tragédia com características evidentes de ser “provocada”. A especulação imobiliária aliada, provavelmente, ao lado negro da força, nem está sendo discreta em seus crimes.
A cidade esgotou-se. Não tem mais para onde crescer. Já está no patamar de inabitável, há tempos. Mas, o dinheiro, ou a ilusão dele, hipnotiza seus moradores. As favelas, algumas delas, estão em áreas nobres, dentro mercado imobiliário. Qualquer espaço está super valorizado, ali.
Os imóveis antigos candidatos a patrimônios são destruídos, para darem lugar a arranha-céus. Há um desespero por espaço na maior cidade do país. Por outro lado, nunca se teve tanta notícia de incêndios em favelas como nos últimos anos. Sendo que este ano, já está ultrapassando o número inaceitável do ano passado. Algo perto de 78 incêndios.
Vejam: favelas sempre existiram, nas mesmíssimas condições das atuais... As mesmas ligações clandestinas, a mesma irresponsabilidade, já clássica, nas instalações. Mesmo depois da internet, de toda a ampliação da comunicação, nunca se ouviu nada parecido, na história das favelas.
Sem falar que incêndio em favela é tragédia em pleonasmo !!! Desgraça total elevada ao quadrado. É chutar quem está no chão, tentando se reerguer.
Podem estar sendo vítimas do preconceito, puro e simples. Pois, devido à precariedade tanta, fica muito difícil descobrir alguma causa, ou algum causador. É fácil provocar a fagulha. Mas, de uma coisa estou certo: o infortúnio é que não é o autor dos mais de 130 incêndios em 21 meses. Até porque, há favelas no país todo. Porque só as paulistanas incendeiam. Não digo que não sejam possíveis acidentes nas outras cidades. Mas, é isso. Nas outras cidades acredito em acidentes. Os números falam por si. São esparsos... Em São Paulo, não!
O fim em poesia e música no link abaixo:
http://claudiopoetaitacare.blogspot.com.br/2012/09/tragedia-em-pleonasmo-gargalo.html