EXUMAÇÃO.

A morte da ética começa hoje sua exumação. Mas exuma-se para pedagógica e didaticamente fazer viver.

Quando grupos humanos invertem os valores acreditados na longa história humana, na sacralidade dos ritos indesejados, onde o que é incorreto se exerce como correto porque seria legítimo, mata-se a ÉTICA.

O homem não pode ser apartado de seus valores em benefício do próprio homem. Essa escola professada se alimenta dos restos da civilização. Se temos os biógrafos das boas existências perpetuando Gandhi, temos também o registro da inteligência pontuando Maquiavel.

Ambos dotados de inteligência singular, um voltado para a liberdade de todos, o outro para a de alguns. Um servindo ao seu povo, outro ao príncipe.

Não se chega ao objetivo comum excluídas partes de um todo, nem se aclaram os caminhos que atingem a harmonia alijando e usurpando partes desse todo. E muito menos pela viciosa estrada que mata a ética.

O Supremo Tribunal Federal inicia hoje o julgamento da Ética, da ciência ética, um dos braços da Moral.

Sem predizer ou vaticinar, creio, esse é meu credo, que vá fazer ressurgir a Ética exumando-a.

É a ressureição do que é limpo e desejável para o homem, que com suor, lutas e lágrimas a construiu, e vê no mundo em seus variados rincões ser enterrada.

Sua exumação ocorre para mais uma vez fazê-la sobreviver.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 17/09/2012
Código do texto: T3885891
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.