OUVIR E FALAR...

EMAIL RECEBIDO DE UM AMIGO, E RESPONDIDO.

--------------------------------------------------------------------------------------

Ouvir e falar. Necessidades humanas...Só não deve falar quem nada tem para ouvir, pois o que ouviu e aprendeu, diz, e mesmo sem mérito, deve dizer para avaliar o não-fazer; é a conhecida disfunção de apreensão, serve a todos em exemplaridade. Todos têm uma missão na vida, clara. Mas quem levou um golpe desses, perda de um filho, e ainda fala, sobre o "vale de lágrimas", deve ser ouvido muito mais, pois se não morreu para dizer, tem muito a dizer. Abraço. Celso

-------------------------------------------------------------------------------

"Niterói, 15 de setembro de 2012

MISTÉRIOS DA VIDA

Ontem, no ponto de ônibus, o notável filho da humildade Francisco ensinava-me a amplidão fundamental do companheirismo. No convívio com o outro, dizia-me, peço a Deus que permaneça ao meu lado, que me envolva. Sou um entre todos,sem distinção, mas consciente de que os mais inseguros e atormentados têm necessidade vital de falar, de extravasar os medos e as angústias. Ouvi-los, observou, alimenta o espírito. Se achar necessário, alongo a conversa, troco ideias, compreensivo, sem vedetismo, sem ar de superioridade. É aprendizado contínuo.

Sou apenas mais um. Ninguém é melhor do que ninguém, disse-me, somos todos iguais, o companheirismo e a humildade devem prevalecer nas relações interpessoais e o companheirismo e a humildade começam no aprendizado de saber ouvir.

Por mais de 30 minutos esperamos o ônibus. Lamentavelmente, o ônibus chegou. Ouvindo, apenas ouvindo, ele falando, eu ouvindo. Falou tanto, aprendi tanto.

Tomei o rumo de casa em caminhada leve, o pensamento fixado na figura de Francisco, bravo e exemplar amigo de vida forjada no sofrimento: Deus levou o único filho dele na tenra idade de 19 anos, e o golpe parece que o aproximou mais de Deus. Mistérios da vida."

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 16/09/2012
Código do texto: T3885016
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.