CONSTRANGIMENTO INFANTIL

Uma vez andando na rua e escutei de uma criança a seguinte indagação: “sabe por que o tempo existe?”. Eu parei, pensei e não com seguir explicar para mim mesmo, pois a tal criança havia feito uma pergunta a uma pessoa desconhecida. E essa pessoa desconhecida não conseguiu responder claramente. A expressão que a criança fizera era de que aquele homem estava enrolando por que era uma criança.

“por que... o mundo precisa de um tempo...”.

A criança não se conformou com o que tinha ouvido.

Ele disse: “Eu não sei...!”.

Aquilo frustrou o homem que não sabia responder corretamente, então frustrado com o inusitado.

Eu também fiquei frustrado, pois imaginava que ela poderia ter feito aquela pergunta a mim. Mas graças a Deus, Deus me livrou de mais um possível constrangimento, que isso na verdade se transformou para o homem desconhecido. A pergunta não saia de minha cabeça, o tempo todo rondando a minha mente, e nem se quer tinha as palavras corretas para dizer a uma criança, se fosse o caso. Parece que, ao se comunicar com as crianças, o adulto às vezes não diz o que realmente são as coisas como elas são na verdade, mentimos e enrolamos facilmente sendo uma criança que ainda está descobrindo o mundo.

Hoje as crianças já sabem o que nós adultos somos, vivemos engando uns aos outros facilmente. Crianças hoje nascem como estivesse vivido mais do que as outras pessoas adultas. E isso eu concordo, está muito difícil tentar enganar hoje umas crianças, mesmo que sejam assuntos complicados falar sobre “amor e sexo” é muito difícil explicar para uma criança o que é espermatozoide, como nasce dentro da barriga o feto da criança e como se desenvolve. Mas muitas vezes, inventamos que o espermatozoide é uma sementinha que ao entrar em contato com o óvulo gera uma criancinha. São coisas pequenininhas, que dão muito trabalho.

A comunicação de um adulto a uma criança é muito difícil explicar quando se trata é... de temas difíceis de abordar, por que nenhum pai, nenhuma mãe ou irmãos ou qualquer outra pessoas estão preparados. o que existe é uma enorme insegurança, e o que piorar é não existe esse diálogo entre as crianças, por que a todo momento, elas vivem nos perguntando. O que é filme pornô, pai? O que é pedofilia ou abuso? O que é aquecimento global? O que é masturbação e se é bom?

São essas coisas que nós adultos devemos nos estabelecer com as crianças, por que ela já ouvira de algum lugar, principalmente pela televisão. É nós devemos está preparados para lidar com esses constrangimentos pessoais. Mas um bom dialoga se resolvem os pequenos “tabus contemporâneos e multimídia”. Nos dias de hoje, as crianças são mais curiosas do que antigamente eram reprimidas. Nós adultos devemos está preparados para o constrangimento infantil. Umas coisas já sabemos; toda as crianças são curiosa e querem saber o que são as coisas.

Gilmar Jr
Enviado por Gilmar Jr em 15/09/2012
Reeditado em 15/09/2012
Código do texto: T3883495
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.