SOMOS RESPONSÁVEIS POR NOSSOS IRMÃOS
de: Sueli Panágio
Não que eu queira carregar toda culpa do mundo em minhas costas, como nas músicas de Lupicínio Rodrigues, e nem fazer dramalhão pelas dores do mundo, mas sinto que somos responsáveis pelas pequenas coisas do dia a dia, onde de alguma forma podemos melhorar a vida de outrem com pequenos gestos.
Fiquei estarrecida ao ver a imagem da morte desumana de Kadafi, retrato do período em que foi ditador. Não gosto do olho por olho e dente por dente, acho que só maltrata a quem participa.
Decerto que o ódio é um sentimento inerente ao homem, mas se pudermos evitar...tenho certeza que viveremos melhor. Mas voltando as pequenas ações do dia a dia. Ontem voltando do trabalho me deparei com um senhor de mais ou menos uns oitenta anos. Ele se encontrava sentado no chão sem conseguir levantar. Todos passavam e o ignoravam. Fui até ele e perguntei se queria uma ajuda para levantar, ele aceitou , porém após levantar não tinha o menor equilíbrio(estava alcoolizado).
Insisti em levá-lo até sua casa, mas ele negou. Disse que eu poderia seguir que se encarregaria de chegar ao seu destino segurando nas paredes. Segui e fiquei no ponto de ônibus observando e vi que ele cairia a qualquer momento. Todos que estavam próximos viram, porém ninguém se manifestou.
Ouvi de pessoas de um bar em frente, que ele era freqüentador daquele local e vivia caindo, já era rotina. Que rotina!! Então pensei: Estou vendo que ele vai cair, que vai se machucar, que está se dirigindo ao bar, que pode até sofrer um acidente, e nós aqui do ponto de ônibus assistindo a tudo. Decidi: na minha frente ele não vai cair! Fui até ele e perguntei se estava indo para o bar, ele ficou me olhando, respondeu que sim, então lhe disse que não estava ali pra julgá-lo, e que o levaria até lá , o colocaria sentado com sua cervejinha e , só assim, conseguiria ir para casa sossegada. Ele beijou a minha mão e fomos até o bar. Voltei para o ponto de ônibus tranqüila.
Essas pequenas ações que realizamos pode melhorar o mundo: um abraço, uma palavra, um sorriso. Somos responsáveis por tudo que nos cerca.