“A cena é nossa. Um jogo de improviso.”
Dizem que a velhice é sinal de experiência, você fica conhecendo todo o tipo de remédio, e um deles é a “UNAI”. E assim nesta caminhada, o meu percurso, tomou uma outra direção...UNAI. “Um ambiente onde prevalece o respeito e a oportunidade do idoso ser participativo e não desigual.”
Um canal que cria comunicação, para expressar as nossas memórias. Um jogo de improvisação, que prepara o espetáculo, de uma maneira própria, que faz com que os participantes ganhem terreno, numa liberdade sobre si, e o que lhes faz despertar o interesse de jogar, sem modificar o seu desejo, como um desejo de desforra, que ensaia e incorpora, com gestos da dor de outrora, que trás do passado para si, a cena que muitas vezes foram criadas, por transformações buscas. E do sonho não realizado, a imagem mostram desejos que a vida por imposição, escolheu recai. E entre uma profissão a outra, a vida lhe fez ir ao encontro do mundo doméstico. Múltiplos traços de escolhas organizou o roteiro. O texto então foi criado, com imagens criadas da memória presente com a introdução de uma narradora, que seria ela a principal, uma senhora com seus 61 anos, que conta histórias, como desejasse viver o seu próprio mundo. Uma vida inteira misturou multiformes pedaços de vida. E neste momento, em um ambiente de glamour mostra seu espetáculo em ação, de texto de memórias escritas, reuni lembranças da infância, e dos momentos atuais. E de seres humanos que se mistura por instantes, com lágrimas de sentimento. Um sentimento que conquista o cenário, fazendo no momento cravejar golpes, que gostaria talvez nunca mais recordar. Muitas vezes nestas andanças do passado, ela seleciona acontecimentos, e de um improviso, constrói um belo espetáculo. Uma senhora que compartilha seus textos, e consegue aproximar para si, acontecimentos que se destacam como em forma de cordel. Mostra para todos, como é beber da nossa própria fonte. E se temos oportunidades, é possível sim, fazer o melhor arranjo no cenário. E no meio deste espetáculo, deste palco, encontrei um lugar especial que me deu a possibilidade e oportunidade de eu partilhar este meu trabalho. Um lugar que faz com que eu represente sem provocar um afastamento entre os dois atos; “Pensar e criar.” Uma relação de cumplicidade, que se estabelece a um grupo e a uma plateia que assiste.
Escrevo texto sem uma formação especializada, crio palavras que saem do meu intimo dos meus sentimentos. Uso recursos que conheço, fazendo-o, se identificar a se emocionar com que os leem. Talvez de um modo meio enviesado, um tipo de (intermezzo), no que os sociólogos denominam de “memória comum”, e que me da esta oportunidade de eu escrever. De assistir e de emocionar tudo ao mesmo tempo. E assim reagindo, aos estigmas da velhice, uso este canal, e expresso lembranças de muitas gerações. Inventei para mim uma maneira de falar sobre o meu passado o meu presente, e ainda aceito desafios. “Participar das oficinas da UNAI.” E assim ampliando conhecimentos, mostro a importância da utilização da linguagem, neste programa que é voltado para a população idosa. A UNAI reúne professores, os melhores acadêmicos, e alunos de vários lugares da nossa região, Mogi das cruzes.
Ela está situada na “Avenida Francisco Rodrigues Filho, 1233, Vila Mogilar
Mogi das Cruzes”
Que tem por objetivo resgatar, desenvolver e redimensionar seres humano, ou seja, “Uma atividade de frequência que constitui num instrumento eficaz na compreensão e na busca de soluções para problemas sociais e interpessoais.” Um hobbie, um prazer um lazer ou uma fixação, para que possam a se interagir a uma sociedade que ainda questiona o que fazer com os idosos, que a cada ano se multiplicam cada vez mais. Uma civilização que se junta, se aproxima em buscas de novas possibilidades, e de desejos de poder partilhar o seu espaço, ganhando um sentido. E assim organizando a espécie como um quebra-cabeça. E as coisas acontecem quando precisam ser feita. E esperar o que tem que ser feito, é esperar demais, pois talvez, não seja mais necessário amanhã... A terceira idade é um grande grupo que possui suas particularidades na aprendizagem que difere de um jovem estudante. Esperamos demais nos bastidores, ainda mais quando a vida tem um papel para desempenharmos, no palco da vida. Então o que você quer uma Velhice triste ou velhice feliz... Dúvidas... Então... Feliz velhice para todos nós.
Neire Lú 14/09/2012