“ Teimosia precoce...enventando coisas”

Uma das brincadeiras que toda criança gosta é de pular, pular para o lado, pular para o alto, quanto mais pulam, mais alto querem chegar. E desde pequenininha, está garotinha já gostava de fazer algumas artes. Quando começou a engatinhar aos 4 meses ela já começou a mostrar aonde ela queria chegar. E uma vez peguei ela no sexto degrau da escada que subia para os quartos, por um descuido meu, outra vez lá estava ela em cima da mesa da cozinha comendo banana que estava na fruteira, e outra vez caiu do 6 degrau com seu andador que por Deus não sofreu nenhum arranhão isto tudo aos 4 meses. E aos 7 meses começou a andar. Então isto todos podem notar, que esta garotinha é mesmo “serelepe”. Teve uma vez quando ela tinha 1 ano estávamos em uma praia de Caraguatatuba e ali se realizava um campeonato de dança infantil, aonde a sua irmã participava, não é que está garotinha subiu as escadas do palco sozinha e foi participar sem ninguém entender nada, ela era apenas um bebê. E imagine, ganhou o 1º lugar da gracinha que ela fez. E hoje não tão pequenina ela tem a sua personalidade que cativa a todos nós. As vezes ela apronta cada uma, que merece levar algumas palmadas, mas enrola, e se salva do castigo. Hoje aos 12 anos ela é uma estudante da 7ªserie, uma aluna que defende os seus interesses escolares, com um objetivo, de aprender e não ser o centro das atenções. Na escola ela tem vários colegas. Mas que se juntam a ela, são poucos. Outro dia ela veio com uma mania de dançar Free Step, e essa dança se processa de uma forma de quem vê parece que uma hora ela irá quebrar uma das pernas, e as vezes eu falo: “ Menina cuidado, se você cair vai se machucar”. “Vou nada, você não viu nada, se você ver meus colegas aquilo sim é que é dançar Free Step. E para cada um de nós disse ela: “Está se tornando um vicio, ficamos desconectados do mundo, e com estes gestos, tornamos diferente. você não acha?”. “Sim, eu acho, eu estou até vendo quando você quebrar a sua perna, nestas viradas que dá!

E depois de todos estes diálogos, ela continuou se apresentando para mim e querendo me ensinar a dançar o Free step. Mas como todos nós temos a nossa vez, e antes de cada show queremos ser diferente, para que possamos ter a atenção de todos. Um dia está garota, junto com a sua irmã foram convidadas para um aniversário de uma amiga da escola, mas está garota não queria ir, não se sentia segura de não estarem presentes os seus amigos do free step, porque lá só estaria os amigos da sua irmã, e sendo assim ela não queria ir, mas com tanta insistência, aceitou acompanhar a sua irmã. E com isto ela se preparou para aquele momento, e seguiram até a festa. Mas quando você diz “tome cuidado” a coisa pode se complicar, mas se aventuram a fazer algo por sua teimosia precoce inventando coisas, que eles teimam não acabar, e dizem: “Tudo que é serio não combina com a gente”

E desta forma eu penso que a infância é mais do que isto, é um estado de espirito, cheio de qualidades, e que não aceitam que elas terminem quando a idade adulta começa. E com isto está menina por muitas horas desatou a brincar nesta festa, porque ela sentia que a sua infância não tinha terminado. E se juntado a um grupo de adolescente, se puseram a brincar na “cama elástica” e conservando a sua curiosidade de menina, ela não poderia imaginar que por falta de seu conhecimento e da aquela atitude, de saltar o quanto mais alto melhor, fosse causar um deslocamento no seu joelho direito, aonde uma garota bem maior do que ela, caiu sobre a sua perna.

E a questão de tudo isto para mim, é a diferença desta diversão, diverte todos que ali pulam, tanto crianças, jovens e adultos, e é um gosto para mim muito perigoso. Voam o mais alto que podem, sem imaginar, aonde irá cair, e é um entretenimento que a indústria desenvolveu, sem se quer observar o risco que todos podem sofrer.

Este brinquedo se torna uma brincadeira, como um utensilio de distração, mas que pode gerar, situação desagradáveis, como este da minha neta Roberta! Então o brinquedo, embora inofensivo, sem querer querendo, fez ela para de brincar, por alguns dias, sem condições de andar, por causa do gesso. E por tudo isto, não irá para escola, e para a sua diversão, está a base de remédio, e não se esquecendo do banho, que se tornou uma dificuldade para ela. Mas a nossa mente, ela é regida por regras “ocultas”. A principal delas é que quando a criança brinca, é tudo espontâneo, e ela brinca de ser ela mesma. E como se vê, não dá para parar de brincar, por que não podemos perder a nossa capacidade de entender a nós mesmo. “Por que a nossa alegria dilata, e aquece o nosso organismo. Já a tristeza, contrai e esfria o nosso corpo”, mas é bom ressaltar que brincar também pode nos levar para outro caminho. Que vezes por um ato inconsequente, de uma brincadeira impulsiva, poderá causar, um grave acidente. E quando brincamos com conhecimento, levamos para dentro da nossa alma, não importando a idade, a paz, a alegria. E assim podemos desfrutar, da criança, que persiste em ficar dentro de nós, e brincar;

“ Não tem idade”“.

Neire Lu

06-05-2011

Neire Lú
Enviado por Neire Lú em 14/09/2012
Código do texto: T3882280
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.