O que acontece com eles?... Um novo tipo de português!
Hoje para mim, uma das coisas mais difíceis é entender os jovens. Eles têm um jeito de se comunicarem que só se entendem, entre si. E isto também acontece com eles, quando se trata de nós. Não entendem o que às vezes a gente tenta explicar, e o relacionamento vai se tornando mais difícil a cada dia. E este conflito acontece quando tentamos solucionar um tipo de problema e somos obrigados por muitas vezes confronta-los. Mas é claro que podemos viver de igual para igual com estes jovens, isso não significa que estamos lidando com pessoas difíceis, são jovens, acham que é moderno usar este sentimento de dialogo. E assim dão uma falsa impressão que não lhes faltam nada, e de que tudo está bem. Mas eles têm que lembrar; “De quando estiverem diante de uma pessoa importante, para uma ação positiva para a sua carreira ou qualquer profissão que escolher, isto será como uma reação de algo negativo, se continuarem agindo assim.” Outra coisa que me fez ter uma reação de não me manter calada, é a pessoa ficar indiferente, ao ver aquilo que escreve e lê , com erros de gramática, não se preocupando de escreverem corretamente as palavras, principalmente depois da última reforma ortográfica, se aproveitam disto, e pegando carona dizem; Ah...Os acentos foram tirados, E por várias vezes isto acontece comigo, junto de minhas netas. As vezes eu entro em uma discussão, no sentido quando se expressam e escorregam em muitas das minhas crônicas, apresentam erros graves, que eu por muitas vezes as corrijo, sem ter ao menos terminado o ensino-fundamental. Muitas vezes eu falo para elas, seja quem for, tenha a ocupação que tiver, empresário, estudante, dona de casa, e você “jovem” a procura de emprego, o domínio da língua portuguesa, certamente irá lhe proporcionar grande benefícios inestimáveis. E ao longo dos meus últimos anos, eu também nunca dei muita atenção para como eu escrevia, e falava, para mim as pessoas tinham me aceitar do jeito que eu era, e dizia não tive oportunidade, e também já estou na minha terceira idade, para que aprender agora!? E dizia também, tenho coisas mais importantes para fazer, e viver. Mas a diferença disto, foi quando eu peguei gosto da escrita. E pelo simples prazer de escrever, comecei a dominar algumas palavras, mas às vezes insegura eu perguntava para as minhas netas, e na dúvida elas iam procurar no “google” e eu admirada dizia, vocês não sabem escrever está palavra...! Eu não acredito, já está no 1º ano do ensino médio, e está na dúvida! Isto é para mim que não tenho o ensino escolar completo, e vocês sempre ouvem eu dizer “ Quem quer aprender, tem que ir a luta.”
Então façam como eu, hoje quando eu leio um livro ou um trecho de um jornal, não só leio a história, a noticia, me ocupo de ler certo, e da escrita correta. Então é isto que vocês têm que fazer, sintam o prazer de ler um livro, mas observem a parte da gramática, isto será importante para o seu futuro. A vida para mim hoje é maravilhosa, e eu não tenho vergonha de aprender e viver, porque vivo em um país sedento de garotos que inventaram um novo tipo de português, ou quem sabe um novo inglês. E como se fosse um momento de embriaguez, viajam para o futuro com a sua bagagem de respostas de desafios com referencias de grafia, de algumas formas verbais. E na conjugação do presente, não evolui, se distrai e se destrói: “ E com isto não contribui para as gerações que virão no futuro.” E com estes exemplos negativos, da configuração da conjugação, da forma gramática. E para que estes jovens possam usufruir de uma boa linguagem portuguesa, temos que apenas que compreende-los, e começar a conviver com eles, no seu próprio mundo sem perdermos a calma, e assim minimizamos os seus defeitos, e isto não acontece do dia para noite, temos que ser persistente, respirar fundo e contar até dez (risos). Não podemos mudar os outros, mas podemos mudar nossa maneira de encara-los, compreender as suas razões e dar limites a determinadas situações. E preste atenção meu jovem, a cada gesto que fazemos, é como se estivéssemos atuando numa peça de teatro e sendo observados por olhos invisíveis o tempo todo. E no começo poderá ser difícil, mas com o tempo você se acostuma, e a brincadeira de falar “certo... e escrever certo...” Pode dar... CERTO! Acostuma, e a brincadeira de falar “certo” escrever (certo) pode dar (certo) em seu...“currículo ”como o seu primeiro emprego, e toque a sua vida sem se aborrecer por alguns simples erros da gramática como por exemplo : altoestima (autoestima), Progreço (progresso), dissiplina(disciplina), obijetivos(objetivos), e sobrevivensia ( sobrevivência). E assim conhecerá a alegria verdadeira, aquela que nos ilumina por dentro e por fora como o farol...Que nos transporta e que guia, e clareia o nosso próprio caminho.
Neire Lu
07/05/2011