VOCÊ PRECISA MAIS DO QUE EU
Não consigo deixar de acreditar na melhora do ser humano. Mesmo quando as estatísticas em nosso país mostram um aumento significativo nos índices da violência urbana, (acabo de ler uma pesquisa que conta, que os números de vítimas da violência no Brasil, equipara ao de países em guerra, como o Iraque) sabendo também, que a corrupção tem caminhado a passos galopantes, em nosso querido país.
Em minhas andanças dentro do trabalho voluntário, assisto cenas de arrepiar a pele da alma. Alguns arrepios são de tristeza, dor, ao ver tanto sofrimento, e desolação. Ao constatar de bem pertinho, como nosso povo sofre, e a gritante e grave realidade social em que está mergulhado o Brasil. Outras vezes, no entanto, os arrepios vem da emoção sentida, ao ver a solidariedade que há entre os que sofrem, e a quem falta quase tudo, menos a coragem e vontade de seguir em frente.
Semana passada assisti uma cena, que reafirmou a minha esperança no ser humano.
No trabalho de triagem para gestantes carentes, havia chegado a vez da última gestante que aguardava em uma imensa fila. Era mais um doloroso relato de miséria e sofrimento, mas foi preciso dizer-lhe que ela teria que esperar até o próximo mês pois, nossa cota de enxovais de bebê, estava esgotada para esse mês. Ela argumentou, que o bebê que ela trazia no ventre, nasceria em menos de quinze dias. Uma outra gestante, que minutos antes, havia recebido o enxoval para o seu nenê que também está para nascer por esses dias, não teve dúvidas, pegou o enxoval inteiro que havia esperado seis meses para ganhar, e o entregou a outra mãe carente. Ao colocar o belo enxoval nos braços da colega de infortúnio, disse-lhe: "Preciso muito desse enxoval, pois sou pobre e já tenho mais três crianças, mas pelo que ouvi, você precisa muito mais do que eu".
E sem esperar pelo agradecimento da outra gestante que chorava sem parar, virou as costas e se foi.
Nosso grupo voluntário, terminou o trabalho daquele dia, em profunda emoção, pelo desprendimento e bondade daquela mulher.
(foto da autora)