(Imagem extraída do Google)

O Livro – Golo Do Escritor

Imagina um papel branco e um escrito. Qual deles nos dá mais impacto na mente? Com certeza que é o escrito, ao vê-lo temos a curiosidade de saber o que lá está gravado. Podemos conhecer quem a transcreveu, mas muitas das vezes desconhecemos quem escreveu, o verdadeiro autor. Assim, ficamos também alheios as dificuldades que ele passou para dar a luz, o livro – o golo do escritor.

É admirável vermos uma página cheia de letras, palavras, frases, períodos formando parágrafos. E quando a lemos, aprendemos, retemos qualquer coisa nem que seja ao menos conhecer a escrita de algumas palavras. Com isso, de uma ou de outra forma estamos a render homenagem ao grande autor que a escreveu.

Não imaginam o grande favor que os escritores, aqueles que perdem momentos e noites para lançar um livro no mundo da literatura, fazem! Num livro, podemos além de lindos textos encontrar mensagens boas que sirvam de fontes de inspiração, para escrever, mudar de vida, mudar a forma de pensar, de se relacionar, etc. Tudo! Tudo é transmitido por meio do livro.

É fácil obtermos um papel, é só tirar a árvore da floresta, levá-la para indústria de transformação que lhe tornará em madeira e consequentemente daí teremos o papel. E esse papel pára por aí? Não! A grande tarefa agora é compor, escrever textos nele, o que tem sido tarefa árdua para os escritores, sejam eles cronistas, poetas, pensadores, ou outro.

Com certeza, os autores escritores passam por muitas dificuldades, que merecem o nosso respeito, para se atingir ao livro. Primeiro é que o autor tem que se concentrar num assunto a escrever, que não é fácil. Depois tem que se preocupar com um revisor literário antes de se editar o livro, que também não é nada muito acessível. Muitas das vezes têm de se associarem para se conseguir um bom número de textos e formarem uma obra repartindo-se assim os custos. Portanto, as dificuldades não são só financeiras.

Por fim, caso consegue-se lançar o livro tem que ser vendido por um preço módico que muitas das vezes não compensam os desembolsados. Então, o escritor é um autor deficitário. Mas, sem dúvidas é um homem feliz, pois não está muito preocupado com os custos e sim com a obra publicada e posta a disposição do público, os leitores, são esses que lhe darão o devido reconhecimento, o respeito, a admiração para a satisfação dele.

O livro é uma grande fonte de transmissão cuja mensagem é definitiva, não se apaga e sempre que a desejamos rever é só desfolhá-la.

O livro liberta a consciência do leitor, inspirando-lhe para qualquer coisa, até mesmo para comentar ou escrever outro texto e publicá-lo mais tarde.

Na verdade, o livro é uma pasta na memória interna do autor, onde estão guardadas e publicados vários pensamentos, conselhos, inclusive uma matéria visando a satisfação das necessidades das sociedades.

O livro é uma grande riqueza que é distribuída a todo mundo, seja vendido ou não. Todos são convidados a ler e partilhar dum livro em qualquer lugar e tempo.

 

E falando do livro nunca devemos nos esquecer que o grande livro, o maior e mais importante de todos é a Bíblia Sagrada, a palavra de Deus que tudo nos dá para explicarmos ou vermos as coisas, até divinas.

.......................................

Leia também:

Livro

Livro: um Mundo

Livro da Vida

Participação no Livro da Vida

Mwéene Ndaka
Enviado por Mwéene Ndaka em 12/09/2012
Reeditado em 23/04/2023
Código do texto: T3877656
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.